23.3 C
Vitória
sexta-feira, março 29, 2024
sexta-feira, 29 março 2024

Motoristas denunciam cartel em postos de gasolina em São Mateus ES

es-7

O preço da gasolina encontrada em São Mateus, Norte do Espírito Santo, é o mesmo em todos os postos de combustíveis da cidade, segundo afirmam moradores. Motoristas dizem que se trata da formação de um cartel, em que os donos dos postos fazem um acordo para fixação de preço e, assim, eliminar a concorrência.

A reportagem também rodou pela cidade e, em todos os estabelecimentos, encontrou o litro da gasolina a R$ 3,99.

“Fica como cartel. Todo mundo colocando o mesmo preço. Você vai ao Procon e eles dizem que isso não pode ser definido como cartel. E é o que, então?”, falou o comerciante Valter Barbosa.

Os condutores dizem que nem adianta pesquisar para economizar na hora de abastecer o carro. “A gente pesquisa tentando achar alguma coisa mais barata, mas, mesmo assim, não acha e a gente procura abastecer onde acha mais confiável”, destacou a auxiliar administrativa Clécia Kênia Lagas.

Antes, o consumidor ainda encontrava preço diferente, quando o pagamento era feito em cartão ou à vista. Mas isso não acontece mais. Agora, em qualquer posto da cidade, o preço da gasolina é o mesmo, há, pelo menos, cinco meses.

O dono de um posto de combustíveis, Josué Nunes, disse que não há uma combinação entre os proprietários, mas destacou que faz uma pesquisa na cidade, antes de tabelar.

“Hoje, aqui na rua, eu tenho um funcionário que roda os postos todos os dias de manhã. Onde tiver um posto mais barato que o meu, eu vou abaixar igual ao dele. E os outros também vão me acompanhar, vai todo mundo abaixar”, justificou.

Para os motoristas, há um problema por trás dessa situação. “Tem uma máfia sobre isso, porque todos os postos de São Mateus e Guriri estão com o mesmo valor. Só em São Mateus que é assim. Nas outras cidades, há diferenças de valores de um posto para outro”, falou o autônomo David Lisboa.

 Direito

Segundo o professor e coordenador do curso de direito de uma faculdade particular, Bernardo Rodrigues, os consumidores estão protegidos pela lei.

“A gente observa que o Código de Defesa do Consumidor dá ao consumidor uma série de direitos básicos e um deles é o direito de escolher, de optar. Em qualquer produto, qualquer serviço, a competitividade entre as empresas está aí para dar a ao consumidor a possibilidade de optar aonde ir, o que comprar, tentar melhores preços e condições de pagamento”, afirmou.

Vitória
nuvens quebradas
23.3 ° C
23.3 °
21.9 °
96 %
1.5kmh
75 %
sex
28 °
sáb
30 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também