26.6 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

MPES deflagra Operação Hagite e pede prisão de servidores da SEJUS

MPES deflagra Operação Hagite e pede prisão de servidores da SEJUS
MPES deflagra Operação Hagite e pede prisão de servidores da SEJUS

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), com apoio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), representada pela Diretoria de Inteligência Prisional (DIP), e pela Corregedoria do órgão e o Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e a Corrupção (Nuroc), deflagram hoje (13/11) a Operação Hagite.

A operação consiste, inicialmente, no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva de servidores da Sejus, afastamento da função de outro e a efetivação de busca e apreensão em domicílios e repartições públicas.

A operação é resultado de levantamentos iniciais realizados pela Diretoria de Inteligência da Sejus, com os quais se obteve notícia de prática de crimes de corrupção passiva e associação criminosa por parte do diretor de uma unidade prisional localizada no município de Serra, o qual cobrava valores de um interno em troca de benefícios e regalias dentro do estabelecimento de custódia.

As apurações iniciais indicavam verdadeiro consórcio criminoso envolvendo servidores de outro presídio, localizado no município de Colatina, onde as irregularidades foram descobertas. Detentos saíam do município da Serra e, quando transferidos para o presídio de Colatina, mediante pagamento de vantagens indevidas, continuavam a receber tratamento diferenciado, sendo colocados para trabalhar, obtendo favores dos servidores investigados.

O Ministério Público obteve provas de ameaças a familiares dos internos para que as condutas praticadas não fossem denunciadas. Além disso, o MPES apurou que havia orientação formal para destruição de provas das condutas ilícitas perpetradas. As investigações estão em curso com o objetivo de esclarecer outras denúncias.

O nome da Operação Hagite (mãe de Adonias, filho de Davi, à época rei de Israel) faz referência à posição de obter o que não é seu de direito. Na investigação em curso, remete ao pedido de pagamento de propina para que servidores pudessem realizar festas e viagens.

Vitória
nuvens quebradas
26.6 ° C
26.9 °
26.6 °
83 %
4kmh
75 %
sex
27 °
sáb
29 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também