27.2 C
Vitória
quinta-feira, abril 25, 2024
quinta-feira, 25 abril 2024

No Espírito Santo, Hartung ataca a Polícia Militar. No Rio, governador Pezão anuncia reajuste salarial de até 10,22% para toda Segurança Pública

pezao ok

Enquanto no Espírito Santo o governador licenciado Paulo Hartung (PMDB), e o exercício, César Colgnago (PSDB), usam adjetivos para condenar a paralisação dos policiais militares, no Rio de Janeiro, um Estado que admite estar quebrado financeiramente, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) anunciou nesta quarta-feira (08/02) o reajuste de até 10,22% nos salários dos policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários e demais funcionários das secretarias de Segurança e Administração Penitenciária. Os servidores ativos da Educação também terão reajuste. Os vencimentos serão pagos na próxima terça-feira (14/02).

A reunião de Luiz Fernando Pezão com a cúpula da Segurança Pública, que durou mais de duas horas, teve a presença do secretário de Segurança, Roberto Sá; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Wolney Dias; e demais integrantes da cúpula de Segurança.

Durante o encontro, Pezão confirmou que o Estado vai cumprir o calendário e pagar no décimo dia útil (14/2) os salários de janeiro dos servidores ativos e inativos da área de Segurança e ativos da Educação. Ainda de acordo com o governador, os salários da Segurança serão pagos com mais uma parcela do reajuste concedido em 2014.

“Desde o meio do ano passado, quando veio toda essa dificuldade e a arrecadação piorou, nós colocamos o pagamento, principalmente, da Educação e da Segurança, para o décimo dia útil do mês. Então, o décimo dia útil é dia 14, e nós vamos pagar neste dia os servidores da Segurança, com reajuste, e Educação, como temos feito nos meses anteriores. A gente sabe o que representa a segurança pública para o Estado do Rio. Por isso, mantemos esse compromisso o tempo inteiro, mesmo com muita dificuldade. É uma situação muito difícil. Eu queria pagar todos os servidores em dia, mas eu dependo do acordo que a gente está fazendo com a União e da aprovação das medidas que vamos mandar para Assembleia Legislativa. Isso vai dar previsibilidade para colocar os salários em dia e todo mundo receber no mesmo dia”, afirmou, em nota, Pezão.

Ainda durante a reunião, Pezão disse conversou com o ministro da Defesa, Raul Jungmman, sobre a onda de boatos nas redes sociais sobre supostos movimentos grevistas.

De acordo com uma nota divulgada pelo Palácio, ele pediu ao ministro para que o setor de Inteligência das Forças Armadas possa colaborar na tentativa de localizar as origens dos boatos. Pezão teme que as manifestações que se iniciaram há quase uma semana no Espírito Santo, quando as famílias de policiais militares bloquearam as entradas das unidades da PM, impedindo a saída de viaturas, cheguem ao Rio.

Os servidores da Segurança receberão o pagamento de janeiro com até 10,22% de aumento. O reajuste foi aprovado, em cinco parcelas, em 2014, pela Assembleia Legislativa, e o Estado paga, na próxima terça-feira, a terceira parcela para ativos e inativos.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros terão reajuste de 7,65%. A Polícia Civil, 10,22%. Delegados da Polícia Civil terão os vencimentos reajustados em 3,3%. Inspetores de segurança e Administração Penitenciária receberão aumento de 3,24%. Os reajustes foram instituídos pelas leis 6.840/2014, 6.833/2014 e 6.841/2014, respectivamente. As duas últimas parcelas serão pagas em 2018 e 2019.

Foto Hartung

O governador Paulo Hartung tem dado diversas entrevistas em que se orgulha de ter, a seu ver, transformado o Espírito Santo num modelo de administração e gerenciamento nas finanças. É um dos poucos estados que se orgulham de não estar precisando de dinheiro do governo federal. Em compensação, está há três anos sem sequer dar reposição inflacionário nos salários dos servidores públicos. Já o Rio, pede socorro constante à União.

Na manhã desta quarta-feira (08/02), em entrevista coletiva de imprensa, Paulo Hartung afirmou que a paralisação “realizada pela Polícia Militar é ilegal, inconstitucional” e está tornando a população capixaba refém de um movimento da categoria.

“É uma chantagem o que está acontecendo no Espírito Santo e se nós, capixabas e brasileiros, não enfrentarmos de frente, hoje isso acontece aqui no Estado e amanhã no restante do Brasil. Isso é chantagem aberta. É a mesma coisa que sequestrar a liberdade e os direitos dos cidadãos capixabas e cobrar resgate. Não podemos pagar resgate. Nem pelo aspecto ético e nem pela lei de responsabilidade fiscal”, disse Hartung.

(Com informações também do Portal de O Extra)

Vitória
nuvens dispersas
27.2 ° C
27.9 °
27.1 °
78 %
6.7kmh
40 %
qui
26 °
sex
26 °
sáb
27 °
dom
30 °
seg
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também