23.3 C
Vitória
quinta-feira, abril 18, 2024
quinta-feira, 18 abril 2024

Obra que devia impedir inundação em Vila Velha fica alagada

A chuva forte que atingiu a Grande Vitória nesta segunda-feira (16) fez a estação de bombeamento do bairro Sítio Batalha em Vila Velha, ficar completamente alagada e parar de funcionar. A obra deveria ajudar a escoar a água da chuva, mas também ficou alagada.

O secretário de Projetos e Obras de Vila Velha, Luiz Otávio Machado de Carvalho, explicou que o sistema que deveria conter a água desarmou por causa da chuva.

Foto: Reprodução/ TV Gazeta

“O nível de construção é de dois metros e trinta. Toda construção em Vila Velha tem que respeitar essa cota mínima. Em alguns lugares ela tem que ser maior. Aqui nós constatamos que essa cota está em 90 centímetros. A causa da estação ter parado de funcionar, porque o canal transbordou, atingindo a casa de máquina. Tem uma casa ali, tem um painel elétrico que não pode ter interferência de água. Se ela tiver interferência de água, automaticamente ela tem um dispositivo lá que é de segurança do equipamento e principalmente das pessoas que estão operando o equipamento, que você tem que preservar a vida da pessoa, então ele desliga”, explicou.

Ainda segundo o secretário, a obra não foi feita como deveria, porque teve um erro na execução. “Uma medida já quase que imediata é isolar essa rede para não contribuir quando o canal encher jogar dentro do bairro. O objetivo é preservar o painel elétrico. Vamos criar condições ali, mesmo que seja um primeiro momento de uma forma provisória, para não ter esse problema. E junto tentar fazer uma ação para o futuro que se o canal transbordar ali, isso não vai acontecer”, completou.

 os moradores residentes próximo a estação de bombeamento contabilizaram os prejuízos. A dona de casa Diana Osório teve a cama quebrada, o guarda roupa molhado, o sofá e até a geladeira foi atingida pela água.

Diana é colombiana e mora no Brasil há 6 anos e nunca tinha passado por uma situação como essa. “Vou procurar para onde ir, porque não posso ficar aqui se chover de novo”, contou a moradora.

Muitas casas do bairro Sítio Batalha ficaram alagadas. O autônomo Luiz Cláudio Almeida Rios não pode dormir em casa.

Os móveis da casa dele ficaram encharcados e muita sujeira ficou pelo chão. “Minha esposa lavou aqui fora, e saímos para dormir fora. Não tem condições de ficar aqui”, contou.

Vitória
nuvens quebradas
23.3 ° C
23.9 °
23.3 °
82 %
6.7kmh
75 %
sex
25 °
sáb
25 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também