domingo, maio 18, 2025
domingo, 18 maio 2025

Oficina artística envolve estudantes de altas habilidades e superdotação – Notícias de Vitória-ES

Para explorar diferentes formas de expressão e ainda estimular o processo criativo dos estudantes com altas habilidades e superdotação, que fazem parte do programa de enriquecimento curricular realizado no contraturno escolar, técnicas de desenho e pintura, como grafite, aquarela, animes, dentre outras, são trabalhadas em oficinas realizadas na manhã desta quinta-feira (25), na Sala de Recursos de Multifuncionais (SRM) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, que fica em Jardim da Penha.

As oficinas são ministradas pela professora Veronica Devens, com apoio das professoras Sandra Soares e Flávia Rodrigues, além da equipe da Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seme), e reúnem 14 estudantes. Curiosidade, comprometimento com as tarefas escolares, liderança e sensibilidade estética são algumas características citadas pelas professoras, identificadas durante o cotidiano escolar dos talentosos estudantes.

Luan Silva, estudante do 9º ano, que participa do projeto de enriquecimento curricular na Emef Alvimar Silva, localizada em Santo Antônio, desenvolve a criação de personagens inéditos em suas produções. “Estou misturando diversos traços de personagens de alguns desenhos que gosto. A oficina agrega muito para meus conhecimentos e aprendizagem da técnica com Nanquim. Ano que vem vou para o ensino médio, e vou sentir muita falta de momentos como esse no projeto”, disse.

Já a estudante Jennifer Aguiar, do 9º ano da Emef Castelo Branco, que também faz o projeto na Emef Alvimar Silva, tem trabalhado com a técnica de stop motion para criar histórias animadas. “Eu utilizo brinquedos em miniaturas e massinha de modelar, para trabalhar com stop motion e também com a criação de histórias encantadas. Eu gosto muito de participar dessas atividades para potencializar minhas habilidades e descobrir novos caminhos”, contou a estudante.

Pyetro da Conceição, do 6º ano da Emef Maria José Costa Moraes, que fica no bairro São José, aproveitou as oficinas para aprimorar ainda mais sua técnica em grafite. “Eu trabalho com desenvolvimento de jogos e também com grafite. Gosto muito de desenhar e da forma que o grafite permite explorar as cores. Os jogos eu faço pelo celular, com ajuda do meu colega Guilherme Nazário, fazemos os esboços no papel e depois passamos para o digital”, contou.

Troca de experiências

Para a coordenadora da Educação Especial, Carla Gagno, a realização de atividades integradoras com os estudantes atendidos no enriquecimento curricular é uma forma efetiva de estimular a produção do conhecimento.

“A oficina é uma atividade integradora de autoconhecimento, percepção e reconhecimento das diferenças entre os pares. São elementos muito significativos para a produção de conhecimentos dos estudantes, nesses encontros eles trocam experiências e compartilham conhecimento”, pontuou.

Enriquecimento curricular

Você conhece o atendimento em altas habilidades e/ou superdotação na Prefeitura Municipal de Vitória?

Primeiro, o estudante é encaminhado pelas unidades de ensino através do relatório descritivo por meio da observação direta da equipe escolar. Depois, a Coordenação da Educação Especial analisa o relatório e o encaminha para a escola referência.

Na rede de Vitória, são seis Emef: Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha; Alvimar Silva, em Santo Antônio; Maria José Costa Moraes, em São José; Maria Madalena Domingues de Oliveira, em Jardim Camburi; Padre Anchieta, na Ilha de Santa Maria; e Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D’Arc.

Na escola de referência, a família é convidada para dialogar com o professor especializado, que auxiliará na condução dos projetos de interesse de cada estudante.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) ocorre no contraturno, como uma ação suplementar do currículo escolar. A metodologia é o enriquecimento curricular através de projeto de interesse nas áreas de conhecimento do currículo. Anualmente, é realizada uma mostra dos projetos de enriquecimento dos estudantes que são os protagonistas do processo.

Na Educação Infantil, são observados os sinais de precocidade demonstrados por algumas crianças nos diferentes grupos etários. Neste caso, se os registros de sinais precoces da criança forem demonstrados nos relatórios de avaliação da Educação Infantil até o seu ingresso nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, poderá dar início ao processo de avaliação pedagógica na sala de aula comum e nas salas de recursos de referência.

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial são considerados estudantes com altas habilidades/superdotação aqueles que, no contexto escolar, “demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse”.

Prefeitura de Vitória ES


Oficina artística envolve estudantes de altas habilidades e superdotação

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
nuvens dispersas
24.6 ° C
24.6 °
24.6 °
62 %
3.3kmh
46 %
dom
25 °
seg
25 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
25 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também