26 C
Vitória
sexta-feira, abril 19, 2024
sexta-feira, 19 abril 2024

Peça teatral do ator Capixaba Luciano Vianna eleva a autoestima do público em Nova Venécia

Por Fabiano Peixoto

Com o auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – Campus Nova Venécia) lotado, o ator Luciano Vianna, natural da cidade de Marataízes (ES), fez duas apresentações teatrais na última quinta-feira (22). As apresentações marcaram as comemorações dos dez anos da instituição. A primeira apresentação aconteceu às 13h30 para os alunos do ensino técnico, pós-graduação e doutorado, e, às 20h30, aberta ao público em geral.

Com a peça “Labirintos – Uma viagem da mente humana nos palcos da vida”, inspirada em livros do escritor Augusto Cury, Carlos Drummond, Mário Quintana, poemas e diversos outros textos motivacionais, o ator vive um personagem jovem solitário escritor, que nas loucuras de sua mente, resolve transformar seus pensamentos em fragmentos motivacionais, levando o autor a escrever sua própria história, resgatando valores humanos esquecidos, aproveitando cada segundo, cada labirinto de sua mente, como uma oportunidade preciosa de descobrir os caminhos da felicidade, envolvendo o público em uma aventura para dentro de si mesmo.

O objetivo do espetáculo é despertar no público uma reflexão de que todos temos o poder de realizar nossos sonhos, e tudo que vivemos é para ser compartilhado e não acumulado durante nossa existência. De acordo com a peça, muitas vezes perdemos tanto tempo com os outros e esquecemos quem realmente somos, assim descobrimos que o nosso melhor amigo se encosta dentro de nós mesmos. Assim, quem assiste, percebe que cada dia é um novo dia, que cada dia é um novo espetáculo e que somente basta desperta-los.

Segundo Luciano Vianna, o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo, cerca de 10% – segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) -, “são pessoas depressivas, sem motivação, e isso me inspirou a ler vários livros de filosofia e psicologia, levando-me a apaixonar pelo tema. Pelo lado didático e pedagógico dos textos, resolvi colocar tudo no papel, com as informações registradas em minha vida, assim pude filtrar tudo isso e fazer esta peça bem motivacional e que promovesse inspirações ao público, para que pudessem seguir em frente, encontrar de forma positiva a sua força interior, onde ele mesmo, a partir deste momento de reflexão intensa, praticasse o ato de amar mais o próximo, estar mais próximo da família, valorizar mais as pessoas, o seu trabalho e o seu estudo”, afirmou o ator.

“Incrível, e de forma simples, apenas uma mesa no palco, vários livros, papeis que voam durante o espetáculo, e o ator que prende o público durante uma hora que, em nenhum momento, faz com que quem está assistindo se mexa da cadeira. Você começa a entrar na viagem do personagem e só se liberta quando termina a peça e, mesmo assim, ao sair do espetáculo e durante o momento que está na rua ou indo para casa, fragmentos teatrais ainda ficam em sua memória”, afirmou Sandra Ferreira, que assistiu as duas sessões. A peça foi altamente aclamada pelo público que, no final, o aplaudiram de pé.

“Minha passagem por Nova Venécia foi muito gratificante e emocionante. Pude perceber o quanto o nosso Estado é carente de cultura e que gosta e admira a arte em si.  O contato pessoal das pessoas é muito fascinante e isso me leva a fazer uma nova turnê pelo Espírito Santo para que outras cidades possam assistir ao espetáculo. Quero agradecer toda equipe e aos envolvidos no campus IFES de Nova Venécia e à secretária municipal de Cultura e Turismo que acreditaram no projeto. Obrigado Nova Venécia”, agradeceu o ator.

Sobre o Ator

Luciano Vianna estreou na TV, na extinta TV Manchete, com A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990) e, em 1997, estava na Rede Globo atuando em Zazá. Antes disso, também já havia se destacado em Vira Lata (1996) e Mulheres de Areia (1993). Fez 12 personagens coadjuvantes e participações especiais em novelas e séries da Globo até 2011. Seu último papel foi como o personagem Navarro, da novela infantil Cúmplices de um Resgate (2015), do SBT. Desde 2001, Vianna também trabalha como diretor de teatro.

 

Contato para apresentações:

(28) 99909-8961

Recomendado para teatro e empresas que queiram fazer palestra motivacionais, especialmente de fim de ano. O espetáculo eleva o público de forma sutil e divertida.

Vitória
céu limpo
26 ° C
27.7 °
26 °
70 %
7.2kmh
0 %
sex
25 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também