26 C
Vitória
sexta-feira, abril 19, 2024
sexta-feira, 19 abril 2024

Petrobrás apresentará quatro sistemas robóticos na MEC Show 2019 no ES

Utilizar a tecnologia para otimizar processo e aumentar a segurança. Com essa motivação, vamos apresentar durante a MEC Show 2019 quatro sistemas robóticos que desenvolvemos em parceria com instituições de pesquisa e parceiros. Estes sistemas agilizam atividades de manutenção e inspeção, e ao mesmo tempo reduzem a exposição de trabalhadores a riscos. Um dos principais eventos do setor industrial no Espírito Santo, a MEC Show acontecerá entre 6 e 8 de agosto, no Carapina Centro de Eventos, em Serra, na Região Metropolitana de Vitória.

Nossa proposta ao expor os protótipos robóticos é apresentar as soluções patenteadas por nós para que empresas possam tanto desenvolvê-las comercialmente quanto se capacitarem para se tornarem prestadoras de serviços utilizando essa tecnologia para a execução dos trabalhos. Os quatro sistemas robóticos serão apresentados no showroom do Sebrae e do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás.

Soluções para manutenção e monitoramento

Dois dos sistemas são voltados à inspeção da integridade dos risers (que são os dutos que levam o petróleo do poço, no fundo do mar, até a plataforma). O sistema de Monitoramento Óptico Direto do Arame, desenvolvido em parceria com a PUC-Rio e a empresa Monflex, consiste em uma série de sensores ópticos instalados na estrutura dos risers que fica mais próxima à plataforma, que permitem avaliar a integridade do duto.

O outro sistema, também desenvolvido em parceria com a PUC-Rio, é um robô que permite fazer limpeza externa e inspeção ótica de todo o riser, desde a superfície até o fundo do mar. Conhecido como AURI, o robô é programado na superfície e, uma vez instalado, percorre toda a trajetória do duto recolhendo imagens e dados de integridade, de forma mais rápida e segura que os métodos aplicados atualmente.

O robô de pintura, desenvolvido em parceria com o Senai, foi concebido para aplicação em grandes áreas verticais, como costados de navios, sondas e plataformas, tanto no estaleiro quanto em alto-mar. Ou seja, pode ser usado tanto na construção quanto na manutenção periódica dessas instalações. O equipamento, controlado à distância, permite reduzir a exposição de trabalhadores ao risco.

Por fim, a grande estrela promete ser um braço robótico totalmente articulado, originalmente concebido para a realização de soldagem. Esse sistema permite realizar a atividade de soldagem em locais de difícil acesso, com maior eficiência. Durante a feira, será feita demonstração de alguns movimentos realizados pelo robô.

Teremos um posto para cadastro de novos fornecedores ao longo de todo o evento. Representantes também participarão de painéis ao longo da programação. Para mais informações acesse: wwwmecshow.com.br.

Serviço:

Mec Show 2019

Quando: 6 a 8 de agosto
Onde: Carapina Centro de Eventos –  Rodovia do Contorno – BR 101 Norte – Carapina – Serra – ES
Programação: www.mecshow.com.br

Vitória
céu limpo
26 ° C
27.7 °
26 °
70 %
7.2kmh
0 %
sex
25 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também