23.8 C
Vitória
sexta-feira, março 29, 2024
sexta-feira, 29 março 2024

POIS ZÉ 20/07/2018 – Canal do Pinto: Um patrimônio abandonado

O canal do Pinto foi uma arrojada obra da engenharia capixaba do final do século XIX, tendo como projetista o Engenheiro Português Pinto Pacca, ligando o Rio Novo do Sul.

No rio Itapemirim com cerca de 23 km, para escoar os produtos agrícolas dos municípios de Alfredo Chaves, Iconha e Rio Novo, levados de barcaças até o Trapiche dos Soares e de lá abastecer as capitais de navios, os produtos principais eram café, banana, entre outras frutas.

Foram usados mão de obra de ex-escravos e  ferramentas rústicas como enxadões, para abrir o canal que possuía até uma comporta, usada para represar e elevar o nível das águas.

Com o surgimento na década de 30 do século passado, a ferrovia que ligava Cachoeiro até o Porto da Barra, a navegação fluvial foi perdendo função e o canal foi abandonado e desde então não recebeu manutenção. Vale ressaltar que até hoje, os seus leitos  possuem fluxo de água.
Esse obra única construída no Estado, pode um dia servir como ponto turístico, pois parte de seu leito com a maré alta do rio Itapemirim na altura do Pontal, é navegável por barcos a motor.
O canal do Pinto que pode ser visitado a partir da comunidade pesqueira do Pontal e adentrar-se numa mata, resquício da mata Atlântica e depois de cerca de 15 minutos, deparar e encantar como aconteceu a um grupo de visitantes liderados pelo ambientalista e Fotógrafo Reynaldo Monteuro, que fez essas fotos maravilhosas do canal até a ponte do Penedo em Itapemirim.
Vitória
céu limpo
24.9 ° C
24.9 °
23.9 °
90 %
2.1kmh
0 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
28 °
ter
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também