O Presidente da Câmara de Anchieta, Cleber Pombo (PSD), cancelou a Sessão Extraordinária Virtual (Convocação nº 10/2020) na tarde desta quarta-feira (16), um dia depois do polêmico episódio levado a tona e transmitido ao vivo sobre a compra de uma tonelada de açúcar.
A Sessão Extraordinária aconteceria nesta sexta-feira (18) às 10hs, dia marcado pelo próprio presidente (veja vídeo abaixo) para explicar aos vereadores e população tudo sobre a polêmica compra do açúcar, ao vivo pela internet.
Também estariam em pauta na “sessão cancelada”, votações de grande relevância para o município, como exemplo, a Lei que cria regras a Micro Empresa, Pequeno Porte e Microempreendedor individual, como também, a Lei que autoriza o município a participar de Fundo Privado criado pelo BANDES.
Em notícia publicada com destaque no jornal “A Tribuna” desta quinta-feira (17), foi declarado que a assinatura da compra é da diretora administrativa da Câmara de Anchieta e datada de 5 de outubro deste ano.
Entenda o caso:
Na última sessão ordinária desta terça-feira (15), o Presidente da Câmara Municipal de Anchieta, Cleber Pombo, foi surpreendido por vereadores que questionaram uma recém compra de 01 tonelada de açúcar cristal para a Casa Legislativa.
O clima ficou tenso na sessão que foi transmitida ao vivo pela internet, quando o vereador Professor Robinho disparou em desfavor do então presidente questionando a aquisição de 01 tonelada de açúcar, gerando muitas quantidades de porque, visto que desde início do ano cerca de 80% dos servidores estão em Home Office devido a pandemia do Covid-19 e o início do recesso da Casa Legislativa.
“Nós acreditamos que isso é uma aberração, é algo que não tem uma sintonia que merece. Que o senhor, até o final desta sessão possa explicar a cada vereador e cidadão, porque comprar uma tonelada de açúcar. Qual é o objetivo? Está na validade? A Casa está funcionando com todos servidores? Será que este açúcar não vencerá? Eu não consigo entender como o senhor no final de sua gestão tem uma atitude desta”, disparou o vereador Professor Robinho.
O impasse ao vivo não acabou por aí, o vereador Professor Robinho continuou e afirmou que faltou administração e zelo com a Casa Legislativa. “Na história desta Câmara, com todo meu respeito, o senhor foi o pior presidente que passou”, afirmou o vereador.
Ainda na discussão, quando o presidente tentou justificar colocando o almoxarifado da Casa Legislativa para explicar a compra, o clima esquentou mais ainda com a entrada do vereador Geovane Meneguelle que deu prazo para uma explicação oficial do Presidente Cleber Pombo.
“Algo muito sério. A Câmara não está funcionando, não temos funcionários trabalhando, café o senhor já cortou há muito tempo nos gabinetes, não a necessidade de se comprar açúcar e agora acontece a compra de 01 tonelada? Gostaria que o senhor de forma oficial pudesse explicar na Sessão Extraordinária desta da sexta-feira (18) porque senão, esta Sessão Extraordinária vai tomar outro rumo. É muito grave o que o vereador Professor Robinho trouxe para o plenário”, disparou o vereador Geovane Meneguelle.
O Presidente afirmou ao vivo que explicará na próxima Sessão Extraordinária desta sexta-feira (18) a compra de 01 tonelada de açúcar para a Câmara de Anchieta.
Veja o Vídeo da Sessão Ordinária desta terça-feira (15).