21.6 C
Vitória
sexta-feira, abril 19, 2024
sexta-feira, 19 abril 2024

Professor capixaba ganha prêmio nacional de “Educador do Ano”

educadorO professor de Ciências Wemerson da Silva Nogueira, do Norte do Estado, foi escolhido entre dez finalistas da A 19ª edição do Prêmio Educador Nota 10 como “Educador do Ano” de 2016.

Professor há cinco anos, Wemerson dá aulas de Ciências na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio dos Santos Neves, em Boa Esperança, no Norte do Estado. Ele se inscreveu na premiação nacional com o projeto “Filtrando as lágrimas do Rio Doce”. “O trabalho teve dois objetivos: melhorar o aprendizado dos conceitos de química e física e devolver 75% da potabilidade da água para uso diário”, afirma.

“Professores de todo o país, autoridades e ministro da Educação, olhem para a educação porque transformar o mundo e formar cidadãos globais só será possível se alguém por um minuto acreditar que juntos podemos muito mais”, disse o capixaba em seu discurso após ser anunciado o grande vencedor da noite.

O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Globo e do Grupo Abril, organizado pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho, que busca valorizar e disseminar experiências pedagógicas inspiradoras em todo o Brasil. Este ano foram recebidas 4.221 inscrições, número 16% maior que o de inscritos em 2015 e o maior desde 2008.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, esteve na premiação e entregou o troféu a Wemerson. O professor criou filtros de Contenção de Retenção Minérios com materiais reciclados, areia e pedra. “Ao passar pelo filtro, a água fica transparente. Não pode ser usada para consumo humano, mas para as atividades da casa. Começamos com Regência, mas pretendemos ampliar para outros municípios afetados”, planeja o professor de Nova Venécia.

A ação, segundo ele, contou com o apoio de estações de tratamento de água, orientações de especialistas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além do empenho dos 50 alunos da 8ª série.

O prêmio
Este ano, o prêmio teve como tema “Na educação de qualidade todos aprendem juntos” e premiou projetos de diferentes segmentos. Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da educação infantil e do ensino fundamental e também gestores escolares de todo o país.

Os trabalhos mostram a importância da aprendizagem de crianças e jovens e a tarefa de mantê-los numa boa escola, trabalho esse indispensável para a transformação deste país numa nação melhor e mais justa.

Fonte: Gazeta Online Foto: Agência O Globo

Vitória
nuvens quebradas
22.1 ° C
22.1 °
21.9 °
82 %
5.8kmh
75 %
sex
26 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também