De acordo com o diretor da Acadepol-ES e coordenador do projeto, delegado Robson Alves Damasceno, as palestras têm o objetivo de ajudar na mudança de comportamento, atuando como prática transformadora, na medida em que permite a quebra de paradigmas quanto às escolhas e oportunidades dos adolescentes e jovens.
“O Programa Papo de Responsa torna o processo de falar e escutar acessível e permeável, no sentido em que o jovem, inserido no seu ambiente familiar, acaba por levar esse diálogo para dentro de suas casas. Os nossos policiais são preparados para abordar os assuntos. O fato de trabalharem no combate à criminalidade todos os dias lhes dá uma relevância maior”, esclareceu.
A titular da Delegacia de Polícia (DP) de Piúma, delegada Rosane Cysneiros, convidou a equipe do Papo de Responsa para fazer uma palestra no município. Ela foi uma das palestrantes do evento, junto com o gerente do Projeto, o investigador de Polícia Alessandro Nascimento da Victória. “Apresentei minha jornada de estudos até chegar a ser delegada de Polícia, mostrando o quanto a dedicação é extremamente necessária”, disse.
A delegada explica que o objetivo geral foi trazer a conscientização de que as escolhas de hoje podem prejudicar nosso futuro, interromper sonhos, a importância das boas companhias que sigam num mesmo propósito de buscar a realização de sonhos em todas as áreas da vida.
“A primeira palestra do projeto Papo de Responsa realizada em Piúma, foi importante para ampliar os horizontes dos alunos, levá-los a ser como águias em altos voos, podendo dali sair grandes profissionais. Houve alunos que disseram ter o sonho de ser delegado de polícia, perito criminal”, relatou.
A delegada adiantou que outra escola do município receberá as palestras do programa Papo de Responsa.
O Projeto Papo de Responsa visita escolas públicas e particulares e instituições de atenção social, associações de moradores e qualquer outra organização que tenha interesse em oferecer este tipo de orientação. Interessados em agendar uma palestra podem fazer contato diretamente com a coordenação do Projeto, pelos telefones (27) 3222-5986 e (27) 99618-7873 ou ainda, pelo e-mail [email protected].
Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111
Fonte: Polícia Civil ES – Confira + em PC ES.