24.4 C
Vitória
sexta-feira, abril 19, 2024
sexta-feira, 19 abril 2024

Psicóloga alerta famílias sobre suicídio juvenil em Cachoeiro

A psicóloga afirma que os pais devem ter atenção redobrada a comportamentos estranhos dos filhos, que não se abrem sobre seus problemas

Psicóloga alerta famílias sobre suicídio juvenil
Atividade no Cras do Village da Luz encerrou a programação na última quinta (25)

A psicóloga Flávia Ávila, do Núcleo de Apoio à Vida de Cachoeiro, ministrou palestra sobre prevenção do suicídio entre jovens, para encerrar as atividades da Semana Municipal da Juventude, em Cachoeiro de Itapemirim. “Tivemos uma conversa franca e esclarecedora sobre o assunto, que costuma ser tabu, mas que necessita ser levado para dentro das casas”, destacou a profissional.

A atividade foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) localizado na região do Village da Luz, com o objetivo de orientar as famílias participantes sobre como identificar sinais de um comportamento suicida em adolescentes, bem como informá-las sobre como lidar com essa situação, na última quinta-feira.

A psicóloga afirma que os pais devem ter atenção redobrada a comportamentos estranhos dos filhos, que não se abrem sobre seus problemas. “Isolamento, aversão a pessoas e apatia são atitudes que devem ser observadas. É preciso, sempre, buscar o diálogo, procurar saber o que está se passando”, frisa.

De acordo com o gerente do Centro de Referência da Juventude de Cachoeiro, Thiago Tognere, a realização desse tipo de ação se deve, segundo ele, aos relatos de casos de jovens que buscaram no suicídio a tentativa de pôr fim a situações de sofrimento. “É uma ação muito importante, de valorização da vida, que vamos levar a outros Cras e equipamentos públicos do município”, afirma.

Semana

Neste ano, a Semana Municipal da Juventude deu destaque ao projeto Eu quero meu Grêmio, que incentiva a formação de grêmios estudantis nas escolas públicas de Cachoeiro. Diversas unidades de saúde receberam as ações da programação, que também contou atividades esportivas no projeto social Vill’agindo Para Ser Feliz, no bairro Village da Luz.

“Foi uma semana muito produtiva, em que pudemos ir aonde o jovem está, levando até eles orientação, diversão e conscientização sobre seus direitos e deveres como cidadãos”, avalia a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Confira a fonte original do Jornal Fato, clicando aqui.

Vitória
nuvens quebradas
23.8 ° C
23.9 °
23.8 °
78 %
6.2kmh
75 %
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
29 °
qua
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também