23.3 C
Vitória
sexta-feira, março 29, 2024
sexta-feira, 29 março 2024

Reforma da Praça Domingos José Martins é inaugurada em Vila de Itapemirim

Inauguração da Praça

A Praça Domingos José Martins foi inaugurada na última terça-feira (03), com a presença de autoridades políticas e sociedade itapemirinense, incluindo moradores da tradicionalíssima Vila do Itapemirim, que são descendentes diretos dos fundadores da cidade e que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do município e do sul do estado. Na ocasião, os atletas do Atlético Itapemirim e comissão técnica campeã do campeonato estadual sub/15, também serão homenageados pelo prefeito municipal.

A pracinha da Vila, como é conhecida, passou por obras de restauração e construção, além de paisagismo e uma melhora significativa na iluminação, que será um dos pontos fortes desta obra. Esse é um dos espaços mais tradicionais e frequentados da cidade, onde amigos reúnem-se para um bate papo, famílias em uma fotografia e casais para um romance. O local, no período natalino também ganha um charme especial e encanta turistas de diversas partes do Brasil, que fazem questão de vir ao local para prestigiar a decoração, que este ano ganhará mais clareza devido a quantidade de luminárias.

Praça da Vila

A Praça fica localizada no coração da cidade, ao lado da Prefeitura Municipal e de frente para a imponente Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, que foi criada em 27 de agosto de 1769, tendo como seu primeiro Pároco Pe. Diogo Carvalho da Costa. Atualmente é formada por 15 comunidades sendo, cinco na cidade e dez na zona rural. A iniciativa de reformar a praça partiu do próprio prefeito municipal, e foi aprovada pela maioria dos comerciantes, vizinhos e frequentadores da praça.

Foram investidos R$ 650.023,22 mil com recursos próprios do município.  Foram trocados o piso, a calçada ao redor, meio-fio, construção de rampa de acesso, novos equipamentos urbanos como bancos e lixeiras, reforma do ponto de ônibus, implantada nova iluminação, além da poda de árvore para melhorar ainda mais a claridade deste importante espaço público.

Outra atração, será o paisagismo, que receberá muitas flores de diversas espécimes, que dará uma nova cara a praça que já é linda por natureza. A obra de restauração, construção e paisagismo da praça deveria ser entregue dia 20 de setembro, e está sendo finalizada com 17 dias de antecedência a contar da data da ordem de serviço.

Conheça a história da Praça

A praça é uma homenagem a Domingos José Martins, que nasceu no dia 9 de maio de 1781 na Fazenda Caxangá, em Itapemirim, onde hoje se localiza o município de Marataízes. O capitão comandava o “Quartel” de estrada, criado em 1810, em frente à Ilha das Andorinhas na localidade (praia) de Boa Vista do Sul, ali localizado para fiscalizar e impedir o desembarque clandestino de africanos. O quartel também servia de apoio e proteção aos viajantes dos ataques dos índios Botocudos e Puris.

Domingos José Martins liderou a chamada Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, que foi um movimento emancipacionista que eclodiu em 06 de março de 1817, na então Capitania de Pernambuco, no nordeste do Brasil. Foi o único movimento separatista do período colonial que ultrapassou a fase conspiratória e atingiu o processo revolucionário de tomada do poder.

Vitória
céu limpo
23.8 ° C
23.8 °
22.9 °
94 %
1.5kmh
0 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
28 °
ter
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também