Os 490 estudantes matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Octacílio Lomba, que fica em Maruípe, participaram de uma programação especial, proporcionada pela equipe escolar em homenagem à reinauguração da biblioteca da unidade de ensino, que passou por reformas e está de cara nova.
O objetivo é incentivar todos os estudantes da escola a acessarem espontaneamente a nova biblioteca e desenvolverem o prazer pela leitura. Com iniciativa da bibliotecária Angela Santos, do pedagogo Alexandre Queiroz e apoio de toda a equipe pedagógica, várias atividades foram desenvolvidas para envolver os estudantes numa viagem literária. Todas as turmas da escola, do 1º ao 9º ano, participaram.
Feliz com o sucesso da programação e com a reinauguração da biblioteca, a bibliotecária Angela falou sobre a importância de toda essa vivência com os estudantes.
“A experiência foi gratificante. Dali, saíram crianças e adolescentes prontos para se tornarem escritores, desenhistas. Ficamos sabendo que alguns pediram aos pais para comprarem livros, outros pediram à professora de artes papel e lápis para desenharem e criarem histórias, e outros falaram que estão encantados com o mundo da leitura”, disse.
Artistas da escola
Para a reinauguração da biblioteca, não podia faltar um momento de contação de história. Para esta atividade, foi escolhida a história “O veado”, escrita e ilustrada pelo estudante Gustavo Souza, do 5º ano, que faz parte do público-alvo da Educação Especial e encantou os colegas.
Outra estudante da unidade de ensino que também é escritora é a Valentina Kroebel, do 6º ano. Ela publicou em 2020, com apoio da família, o livro “Valentina no Mundo da Fantasia”. Por isso, ela deu uma entrevista para os colegas contando um pouco dessa experiência.
Dramatização
Outro destaque ficou por conta de uma dramatização feita pelos professores Erasmo Freitas e Sérgio Anjos. Com direito a figurino e maquiagem, eles se transformaram em Monteiro Lobato, o pioneiro da literatura infantil brasileira, que bateu um papo com os estudantes, trazendo toda a vivência e historicidade e curiosidades das obras do famoso escritor.
Além disso, não faltou empenho de estudantes e professores para ajudar a compor a programação. Coordenados pela professora Maria Lombardi, os estudantes do 1º e 2º ano deram um verdadeiro show em uma apresentação artística para todos apreciarem. Já a professora do 1º ano Claudimara Silva encantou os presentes com uma performance musical.
Reinauguração da biblioteca na escola Octacílio Lomba tem programação especial