Servidores públicos municipais fazem manifestação em Anchieta

Eles pedem reajuste salarial, que estaria defasado há cinco anos

Servidores da prefeitura de Anchieta realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (28). Eles pedem reajuste salarial, que estaria defasado há aproximadamente cinco anos, segundo o sindicato. Os serviços públicos ofertados à população não foram afetados.

Os manifestantes se concentraram por volta das 8h na frente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Anchieta e, por volta das 9h, seguiram para a porta da prefeitura. Logo após o ato, os manifestantes voltaram a circular pela região central da cidade. Os sindicatos dos enfermeiros e o SindiSaúde também participaram da manifestação.

A perda salarial é de aproximadamente 37%, segundo o sindicato. “São mais ou menos uns cinco anos de perda. Teve uma reposição em 2015, mas não repôs e de lá para cá teve perdas infracionais e os servidores não tiveram o reajuste anual que é dado ao servidores”, explicou o presidente do sindicato dos enfermeiros, Antônio Onofre.

O OUTRO LADO

Por meio de nota, a prefeitura reconheceu as perdas salariais ao longo dos anos, mas informou que, em virtude da maior crise financeira que o município atravessa com a paralisação da Samarco, não é possível no momento conceder esse reajuste. Hoje um reajuste mínimo impactaria significativamente na folha de pessoal.

A prefeitura reforçou que tem se esforçado para aumentar a receita com diversas ações para poder, posteriormente, conceder esses reajuste a todos os servidores.