25.5 C
Vitória
quinta-feira, abril 25, 2024
quinta-feira, 25 abril 2024

‘Temos provas contundentes e sólidos indícios do envolvimento do prefeito’

“Temos provas contundentes e sólidos indícios do envolvimento do prefeito Thiago Peçanha Lopes nas irregularidades”, garantiu o vereador de Itapemirim, sul do Estado, Rogério da Silva Rocha (PCdoB), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga atos ilícitos nos repasses do município ao Consórcio Intermunicipal de Saúde CIM/Expandida Sul.

Nesta quarta-feira (29), os seis vereadores membros da CPI da Saúde estiveram em Vitória, onde entregam documentos relacionados às investigações ao Núcleo de Combate às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), ao Ministério Público, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, e ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Gama. Foram também ao secretário de Segurança, Roberto Sá, formalizando a solicitação de segurança pessoal feita nessa terça.

O presidente da CPI relatou que o envolvimento do prefeito com as irregularidades será comprovado com os documentos em poder da CPI, alguns dos quais foram recolhidos pelo Nuroc em operações policiais no município de Piúma, em fevereiro passado. O assunto foi debatido na última sessão da Câmara de Vereadores, nessa terça-feira, com o plenário lotado.

Esse elo com denúncias semelhantes outros municípios, considerando que o consórcio presta serviços a sete da mesma região, motivou os vereadores a desenvolverem uma investigação em conjunto. Segundo Rogério da Silva Rocha, além de Itapemirim, Piúma e Anchieta já acolheram a ideia.

Os vereadores esperam que as autoridades reforcem os trabalhos da CPI, legitimando o afastamento do prefeito Thiago Peçanha Lopes (PSDB), decidido pela Câmara na última sexta-feira (24), ato suspenso nessa segunda-feira (27) por decisão do juiz Leonardo Augusto de Oliveira Rangel, que nesta quarta-feira se declarou suspeito para atuar no processo.

Peçanha foi afastado por supostas fraudes cometidas no repasse de verbas para o Consórcio Intermunicipal de Saúde CIM/Expandida Sul pela prefeitura. O presidente da Câmara, Mariel Delfino Amaro (PCdoB), deveria assumir nessa segunda, no entanto, de acordo com a decisão do juiz, a medida da Câmara é inconstitucional, considerando que não tem competência para afastar o prefeito provisoriamente.

Nessa terça-feira, o caso chegou à Assembleia Legislativa por meio do deputado Theodorico Ferraço (DEM). Ele denunciou a atuação de uma quadrilha no município e reforçou as investigações da CPI, além de solicitar a presença do vereador Rogério da Silva Rocha no legislativo estadual para falar da investigação. No mesmo dia, o prefeito acusou o parlamentar de querer desestabilizar a política do município para favorecer sua mulher, a deputada federal Norma Ayub (DEM), candidata a prefeita em 2020.

Estiveram em Vitória nesta quara-feira os vereadores Mariel Delfino Amaro, presidente da Câmara, Joceir Cabral de Melo (PP), João Bechara Neto (PV), Leonardo Fraga (PHS), Rogério da Silva Rocha e Fábio dos Santos Pereira (PSL).

Fonte: Século Diário

Vitória
céu pouco nublado
25.5 ° C
28.8 °
25.5 °
87 %
5.4kmh
20 %
sex
26 °
sáb
27 °
dom
30 °
seg
28 °
ter
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também