Uma grande festa realizada pelos estudantes, para recepcionar e fortalecer vínculos com a comunidade escolar. A turma do 3º ano encantou a todos com a apresentação musical “Cantando e contando”, seguida pela apresentação do 4º ano, com o tema “Você cuida, nós cuidamos e todos sobrevivem”. Em seguida, a tradicional banda musical fez uma bela apresentação, com o tema “Musicando e comunicando”.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef Ti) Izaura Marques da Silva, que fica em Andorinhas, realizou a primeira apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes nas disciplinas eletivas para a comunidade escolar. Essa dinâmica já é tradicional nas escolas em tempo integral da rede pública de Vitória, mas foi a primeira vez que a Emef realizou a “visitação letiva”, uma vez que passou a ofertar o ensino integral neste ano.
Também foi realizado um campeonato de queimada entre as turmas, fechando a programação de abertura do evento. A partir desse momento, as salas de aula foram abertas para visitação dos familiares e colegas de escola dos estudantes. Eles puderam conhecer as eletivas desenvolvidas no primeiro semestre, que foram: “Brinquedos e Brincadeiras: Reciclar, Aprender a Brincar”; “Brinquedos e Brincadeiras”; “Vamos abraçar o mangue”; “Reciclar é um ato de cidadania”; “Folclore Brasileiro”; “Matemática Alternativa”; “Adolescer” e “Cordel”.
A estudante Emanuela Ferreira, do 2º ano, ficou feliz pelo dia que teve na escola. “Hoje foi um dia muito especial, gostei muito das apresentações, da organização e de receber as famílias na sala de aula”, disse. Kaylane Viana, do 6º ano, contou que ficou satisfeita com o evento. “Esse movimento foi magnífico, deu tudo certo. Gosto muito das disciplinas eletivas porque nelas podemos fazer o que a gente gosta e ainda aprendendo”, contou.
Satisfação
Para o diretor da unidade de ensino, Ivan Lana, foi um orgulho realizar o primeiro encerramento semestral das eletivas da escola. Segundo ele, é uma construção que passou por muitas mãos e mentes, sendo um semestre inteiro trabalhando uma disciplina de escolha dos próprios estudantes, proporcionando interação entre os pares com conteúdos, objetos, realidades, contextos, ambientes e pluralidade de opiniões.
“Tivemos uma boa adesão na presença e participação das famílias. Foi a nossa primeira culminância de eletivas. Professores, estudantes e toda equipe técnico-administrativa participaram incansavelmente para que este dia pudesse acontecer. Consideramos o evento de extrema relevância para fortalecer o vínculo entre escola e família, conscientes de que o processo educativo é construído na troca, na parceria, no respeito e na escuta atenda de todas as falas”, disse.
Além disso, o diretor ressaltou que os estudantes foram os grandes responsáveis e protagonistas das ações, desde o desenvolvimento das disciplinas até o evento de apresentação para a comunidade.
“Nossos estudantes foram verdadeiros protagonistas das ações e se destacaram em todos os momentos, desde a ornamentação até a organização final do evento. Também somos gratos pela participação e parceria de nossas famílias nesse incentivo aos estudantes”, ressaltou.
Aulas diferenciadas
A coordenadora do tempo integral da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Silvana Teixeira, falou sobre a importância das disciplinas eletivas na perspectiva da educação em tempo integral, bem como da relevância de realizar a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes para a comunidade escolar.
“As eletivas oportunizam aos estudantes terem aulas diferenciadas e apresentam a possibilidade de terem contato com temas abrangentes contribuindo para sua formação acadêmica e humana. A finalização das Eletivas fortalece o vínculo entre escola e família aumentando o engajamento escolar e fazendo com que os estudantes se sintam mais motivados na busca de resultados e para o alcance do seu projeto de vida”, ressaltou.
Tempo Integral: estudantes apresentam trabalhos de disciplinas eletivas