O “tapete” fino e firme sobre o mar é um dos principais símbolos da capital capixaba e liga Vitória a Vila Velha. A Terceira Ponte, oficialmente Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, foi objeto de estudo e observação das crianças dos grupos 4, 5 e 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Luiz Carlos Grecco, na Ilha da Santa Maria.
Os pequenos participaram de uma saída pedagógica super diferente. Dentro do projeto institucional da unidade de ensino, que traz a literatura de autores capixabas como foco, e inspirados no livro “Capixabinha”, da escritora Andreia Spindola, a visita foi no espaço da Rodosol, que administra a Terceira Ponte.
“As crianças puderam entrar na sala de videomonitoramento e observaram de outro ângulo a Terceira Ponte, vista no livro e a partir do Convento da Penha. Cada turma levou ‘uma lembrança’ aos funcionários, um lindo desenho da Terceira Ponte feito carinhosamente por cada criança. E ainda cantaram a música que está no livro e traz a Terceira Ponte na letra”, contou a pedagoga da unidade de ensino, Giselli Santos.
Novos olhares
Descobrir os espaços do entorno e valorizar a comunidade local também é um objetivo do projeto institucional do Cmei Luiz Carlos Grecco. E conhecer aquele espaço foi uma descoberta até mesmo para os servidores envolvidos.
“Eu gostei muito do passeio na Terceira Ponte! Gostei de ver o Convento da Penha quando eu estava indo pra lá e na câmera. Foi legal quando a gente ganhou o joguinho de trilha e uma garrafinha”, disse Arthur Alves dos Santos, do grupo 5.
“Eu achei o passeio muito legal! Gostei de ver nas câmeras os carros passando pela Terceira Ponte para irem para o trabalho. Aquelas pessoas que trabalham lá são muito legais! Eu gostei de ganhar o lanchinho, o jogo e uma garrafa. Achei tudo muito bonito”, contou Mayara Thomaz Dias de Almeida, também do grupo 5.
Professora dos pequenos, Alessandra Gottardi avaliou que a experiência de visitar a Rodosol e a Terceira Ponte acrescentou positivamente ao que as turmas estão estudando em sala de aula. “Uma experiência valiosa que promoveu o aprendizado além dos muros da escola, permitindo que nossas crianças descobrissem novos conhecimentos. Foi uma tarde deliciosa, pois além de todo aprendizado adquirido fomos recebidos com muito carinho por toda a equipe que lá trabalha”, destacou.
Uma tarde deliciosa e de grandes descobertas para crianças da Educação Infantil