Membros do Conselho Municipal de Saúde de Vitória (CMPC) estão percorrendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para acompanhar o processo de eleição dos Conselhos Locais de Saúde para o biênio 2023-2025. Em Vitória, todas as 29 UBS e os Centros de Referência possuem Conselhos Locais de Saúde, com mandato de dois anos.
O processo de eleição acontece ao longo do mês de novembro, elegendo entidades e movimentos sociais de cada território, além de representantes dos trabalhadores de saúde.
Para o secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde de Vitória, Eduardo Gava, a procura de entidades no processo das eleições dos Conselhos Locais de Saúde está sendo muito boa e ressalta a importância dessa participação. “A participação dessas entidades nesse processo potencializa e melhora ainda mais o controle social na saúde de Vitória, hoje, referência nacional”, afirma.
As entidades e movimentos sociais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que queiram participar do processo eleitoral devem procurar informações com a direção das unidades de saúde do território onde estão localizadas.
Conselho Local de Saúde
Os Conselhos de Saúde são órgãos colegiados deliberativos de caráter permanente. A composição acontece de forma paritária, entre os três seguimentos representativos de área de saúde; 50% Usuário, 25% Trabalhador em saúde 25%, Gestores e Prestadores de serviços de saúde.
A representação de cada seguimento é escolhida por eleição convocada para esse fim, onde a pessoa eleita deverá representar uma entidade ou um grupo.
Em Vitória, os Conselhos Locais de Saúde são compostos por 16 conselheiros, sendo oito titulares e oito suplentes. As vagas são distribuídas em quatro titulares e quatro suplentes para as entidades, dois representantes titulares e dois suplentes para o seguimento do gestor e dois representantes titulares e dois suplentes para o seguimento dos trabalhadores de saúde das unidades ou centros de referência.
Nesse espaço as partes dialogam e reconhecem as realidades vividas pelos trabalhadores em saúde, administradores e usuários, buscando sempre a melhoria da saúde coletiva para todos.
Vitória promove eleições dos Conselhos Locais de Saúde