Esta quarta-feira (7), foi o dia escolhido pela Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) para divulgar a potência da Rede Docente Assistencial existente no município de Vitória, promover e compartilhar as experiências vividas pelos que atuam na área da saúde , na assistência e na gestão. Por meio da Escola Técnica do SUS (Etsus), promoveu o encontro Integração Ensino x Serviço 2022, com o tema: “Saberes e práticas na Rede de Atenção à Saúde de Vitória”.
A abertura do Seminário contou com a participação da secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher, subsecretária de Atenção à Saúde, Fabrícia Forza, diretora da Etsus, Josenan de Alcântara, representantes das instituições de ensino, alunos, docentes, entre outros.
A Secretária Joana falou sobre a parceria com 12 Instituições de Ensino Superior e Técnico, que tem contribuído fortemente para a formação de novos profissionais na área da saúde, em diversas graduações e cursos técnicos. Além disso, pontuou que os docentes destas Instituições parceiras se constituem em força de trabalho para a rede, no desenvolvimento das horas/atividades nos campos de prática da rede municipal de Vitória e que geram profícuas contrapartidas para ambos os lados.
“Quem ganha é a população de Vitória, duplamente assistida por meio de mais de 603 mil horas de atividades na rede. A integração ensino-serviço pode transformar as práticas profissionais e a própria organização do trabalho, aprimorando a formação acadêmica e melhorando a qualidade de vida da população”, disse a Secretária de Saúde.
O Encontro, que foi organizado em quatro eixos temáticos: Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico-puerperal, Condições Crônicas, Saúde Mental e Saúde do Idoso, contou com palestras, salas temáticas com relatos de experiências, exposição de banners e oficina de planejamento de ações de integração ensino serviço na rede Semus.
“O nosso foco é fortalecer a rede docente assistencial, esse espaço tão importante e fundamental na integração do ensino serviço. Além de refletir sobre as práticas que acontecem na nossa rede e estimular a integração entre os atores que fazem a integração ensino- serviço – comunidade, e construir propostas para um planejamento integrado, voltado para as necessidades de saúde do nosso município”, falou a diretora da Etsus, Josenan Alcântara.
Trabalhos
•Percepções iniciais das alunas do Pet no cenário de prática de Gestão em Saúde.
Autora Principal: Angelica Sousa De Jesus
•Mapa Inteligente para direcionar a Assistência à Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal em uma área do território da Unidade Básica De Saúde de São Cristovão.
Autora Principal: Ilona Açucena Chaves Gonçalves
•Comparação dos dados de Gestantes do Município de Vitória na Rede Bem Estar e no E-Gestor: Monitoramento do Indicador do Previne Brasil.
Autora Principal Kamilly Amaro De Oliveira
•Pet Saúde 2022/2023 Integrando Ensino-Serviço Na Gestão Dos Indicadores Do Ciclo Gravídico-Puerperal: Um Relato De Experiência.
Autora Principal: Marjorie Toledo Nogueira
•Fatores associados a Violência Interpessoal contra a População Adulta: Uma Análise Das Notificações. Autora Principal: Luiza Albina Ribeiro
•Análise da violência notificada no Espírito Santo entre 2011 e 2018.
Autora Principal: Gabrielli Lopes Pinto
•Café Com Prosa: roda de conversa sobre a valorização da vida no Setembro Amarelo.
Autora Principal Noemia do Nascimento Butzke
Vitória realiza encontro sobre práticas na Rede de Atenção à Saúde