Das 11 primeiras escolas no ranking de redações, 6 são de Cachoeiro

Das 11 primeiras escolas no ranking de redações, 6 são de Cachoeiro
Foto: Beatriz Caliman

A terra, que é berço dos renomados escritores Rubem e Newton Braga, Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, é destaque também nos bons textos de redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de dedicação do aluno, o segredo, segundo os gestores das escolas, está no estímulo à literatura.

Com referências literárias de peso, a tradição e gosto pela literatura são incentivados com ações na prática . Para a estudante do 3ª série do Darwin, Ana Luísa Beber Chamon, de 18 anos, a leitura não pode ser uma imposição e, sim, um prazer.

“Todas as semanas fazemos pelo menos um texto e são corrigidos com base nos critérios do exame. Desde o primeiro ano, os professores incentivam a leitura e também a interpretação de textos”, diz.

Para a vice-diretora pedagógica da unidade, Cíntia Demico Moreira, o segredo está no incentivo. “Além de provas no modelo do exame, há concursos culturais de estímulo à literatura, que focam obras clássicas e garantem prêmios, desde livros a pontos na disciplina de linguagem”, conta.

O diretor da escola Guimarães Rosa, Fabrício Loss, destaca o comprometimento dos alunos e do corpo docente. “Nosso investimento é na proposta da equipe de Língua Portuguesa, desde a primeira série do ensino médio, da gramática a produção de texto. Ensinamos que leitura é fundamental não só para os exames, mas para a vida”, diz o diretor.

FONTE: Gazeta Online