23.3 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Detran promoverá ações de educação para o trânsito em Marataízes

Marataízes receberá ações de educação para o trânsito em fevereiro
Marataízes receberá ações de educação para o trânsito em fevereiro

Conscientizar pedestres, ciclistas e condutores sobre a importância do respeito às leis de trânsito para preservar a vida. Esse é o principal objetivo do “Detranzinho Itinerante”, um projeto do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), com foco em ações educativas. A programação para as ações de educação no trânsito ocorrerá em fevereiro em Marataízes.

Em reunião nesta terça-feira (24), o Chefe da Ciretran de Marataízes John Wesley, acertou com o Secretário Municipal de Defesa Social e Segurança Patrimonial de Marataízes Sgt. Robson Abreu Silva, os detalhes da ação que ocorrerá nos dias 08,09 e 10 de fevereiro de 2023 na praia Central de Marataízes, estiveram presentes também na reunião os servidores, Dra. Fernanda, Diretora de Mobilidade Urbana, GCM Melo, Inspetor de Trânsito e Evandro Chefe de Mobilidade Urbana.

Durante as ações, moradores e turistas serão abordados pelos agentes de Educação para receber orientações sobre os cuidados que todos devem ter para tornar o trânsito um lugar mais seguro, com menos acidentes e vítimas fatais, além de chamar atenção, por exemplo, quanto aos riscos de misturar bebida e direção e utilizar o celular ao dirigir, práticas corriqueiras e perigosas.

O Diretor Geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ressaltou que a educação para o trânsito é uma ferramenta de transformação importantíssima. “Nesta época do ano, recebemos um grande número de turistas em nosso Estado. E o verão, combinado com o período de férias, é o momento em que as pessoas buscam o litoral capixaba para curtir as lagoas e as praias em busca de diversão com a família e os amigos.

Com isso, aumenta a circulação nas rodovias e também dentro das cidades. Essas ações compõem também a Operação Verão 2022/2023, do Governo do Estado, que o Detran|ES colabora ativamente”, destacou.

A diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, salientou que o foco é começar mais um ano com o pé na estrada, levando ações educativas em busca de prevenção e de um trânsito menos violento. “Nossas equipes buscam sempre sensibilizar a população a ter empatia, cautela e respeito nas vias. O trânsito é um espaço coletivo onde todos, motorista, pedestre ou ciclista, têm suas responsabilidades. Se queremos viver um 2023 diferente no trânsito, assim como em todas as áreas de nossas vidas, precisamos fazer a nossa parte e adotar atitudes seguras que vão preservar vidas e evitar tragédias”, pontuou.

O Secretário Municipal de Defesa Social e Segurança Patrimonial de Marataízes Sgt. Robson Abreu Silva, ressalta que as ações educativas são importantes para despertar a sociedade para o grave problema que é o trânsito e seus acidentes. “É preciso a reflexão, conscientização e mudança de comportamento.

Uma ação como faz levar a conscientização para um trânsito seguro, focando especialmente em comportamentos que levam risco a todos, como as pessoas que dirigem ou pilotam sem CNH, que não usam capacete, que bebem e dirigem e, muitas vezes, tentam justificar essas atitudes por acharam que a distância é pequena ou que nada vai acontecer. Nosso objetivo é alertar as pessoas para os perigos e a necessidade da responsabilidade de todos para preservar vidas no trânsito”, disse.

Para o chefe da Ciretran de Marataízes (Circunscrição Regional de Trânsito), que correspondem também aos municípios de Itapemirim e Presidente Kennedy, John Wesley “As abordagens educativas integradas são de suma importância para a conscientização dos moradores e turistas, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas. Vale lembrar que muitos são imprudentes e agem como se desconhecessem a legislação.

Por isso, a Ciretran de Marataízes e a Guarda municipal junto com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar estarão promovendo a educação para o trânsito, para ajudar a mudar o comportamento das pessoas no trânsito e assim reduzir acidentes”, frisou o chefe da Ciretran John Wesley.

As atividades educativas em Marataízes serão realizadas em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar (1ª CIA/3º BBM) e a Guarda Municipal de Marataízes, servidores do Detran|ES do município, além de contar com o apoio das outras secretarias da prefeitura local.

Vitória
nuvens quebradas
23.3 ° C
23.3 °
22.9 °
92 %
1kmh
75 %
sáb
26 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também