24.4 C
Vitória
terça-feira, abril 30, 2024
terça-feira, 30 abril 2024

22 ilhas costeiras do ES estão liberadas para visitação ao público. Vejam a lista e regras

22 ilhas turísticas estão liberadas para visitação desde o final do mês de novembro do ano passado, após cinco meses fechadas, elas são conhecidas por águas cristalinas, piscinas naturais e diversidade de vida marinha. Com esses atrativos, alguns locais recebem tanto capixabas quanto turistas de outras regiões.

A proibição ocorreu em junho em ilhas localizadas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Piúma, Itapemirim e Marataízes, quando chegaram a ser registradas até 200 aves mortas em uma semana, segundo o secretário estadual de Meio Ambiente Felipe Rigoni.

Porém, como há dois meses não foram encontradas mais pássaros mortos e passou o período migratório, é considerado seguro retornar a presença de frequentadores.

O Arquipélago das Três Ilhas, região que fica na Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari, abriga a maior diversidade de peixes recifais do Brasil e está na lista de liberadas. Apesar do nome, o espaço conta com cinco ilhas: Cambaião, Quitongo, Guanchumbas, Guararema e Leste-Oeste, e estava como inacessível desde junho.

As praias localizadas neste espaço são consideradas um paraíso pela cor da água, pelas condições climáticas e pela biodiversidade preservada. A cidade de Vila Velha foi uma das primeiras a receber a determinação de proibindo a entrada no dia 8 de julho e é onde estão outras cinco ilhas liberadas, sendo entre elas a Pituã e Itatiaia. Ambas são procuradas para passeios durante todo o ano por ser um espaço reservado e sem construções, com diversas opções de prainhas. Veja a lista com todas as ilhas:

Vitória – Ilha das Galhetas fica a 114m da costa de Vitória, na Ilha do Boi; Ilha das Galhetas fica a 114m da costa de Vitória, na Ilha do Boi; Ilha do Socó; Ilha Galheta de Fora e Ilha Galheta de Dentro

Vila Velha – Ilha dos Pacotes; Ilha da Pedra do Sapo; Ilha Pituã; Ilhas Itatiaia e Ilha das Garças.

Guarapari – Ilha Alcaeira; Ilha Taoninha; Ilha Francisco Vaz; Arquipélago das Três Ilhas (Ilhas do Quitongo, Cambaião, Guanchumbas, Leste-Oeste e Guararema); Ilhas Rasas e Ilha Escalvada.

Piúma – Três Ilhas (Gamba, do Meio e dos Cabritos)

Itapemirim – A ilha dos Franceses, habitat natural da serpente do gênero Bothrops

Marataízes – Ilha Branca e Ilha dos Ovos

Regras

As visitas a esses locais e todas os outros disponíveis acontecem diariamente e são feitas com pescadores da região, que usam os barcos para levar as pessoas até esses locais. Para entrar na ilha não é preciso pagar, mas os pescadores cobram um valor por pessoa e desde a liberação o governo determinou que os responsáveis por levar o público até as ilhas precisam registrar os visitantes.

Dessa forma será feito um controle de entrada e saída para nas extensões de terra para acompanhamento sanitário e rastreio pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) devido à potencial exposição à influenza. A forma de cadastro será determinado por cada prefeitura dos municípios onde ficam as ilhas.

Vitória
nuvens dispersas
24.4 ° C
24.4 °
23.9 °
93 %
1.5kmh
40 %
qua
28 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
28 °
dom
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também