30.5 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Secretário de Segurança anuncia medidas para desmobilizar movimento que parou PM no ES

Caso do Policial Militar assassinado no Sul do Estado Na Foto: O Secretário Estadual de Segurança, André Garcia
Na Foto: O Secretário Estadual de Segurança, André Garcia

No início da noite deste domingo (5), o secretário de Segurança e Defesa Social, André Garcia, gravou um vídeo para anunciar as medidas do governo do Estado para desmobilizar o movimento de familiares e amigos de policiais militares.

Desde as primeiras horas do sábado (4), familiares e amigos de policiais ocupam os acessos aos quartéis da PM em municípios da Grande Vitória e do interior do Estado, impedindo a saída de viaturas e, consequentmente, o policiamento ostensivo e o atendimento de ocorrências.
Ainda no sábado, o secretário se reuniu com uma comissão de manifestantes. Garcia esclareceu que, para as negociações avançarem, os policiais teriam que retomar imediatamente o policiamento nas ruas o atendimento das ocorrências. Não houve acordo.
O secretário reafirma que o governo só retomará as negociações se os policiais voltarem às ruas. “Enquanto não tivermos policiais nas ruas para atender às chamadas dos capixabas, está determinada a suspensão de qualquer tratativa ou negociação com os responsáveis pelo movimento”. Ele acrescentou que a intenção do governo é negociar, mas que tem de haver respeito mútuo nessa negociação.
Garcia também anunciou as medidas adotadas pelo governo do Estado para tentar desmobilizar o movimento. O secretário disse que foi ajuizada uma ação, requerendo a ilegalidade do movimento. Ele esclareceu que o movimento, embora seja reivindicatório, está impedindo o trabalho da PM.
O secretário de Segurança também determinou que o Comando da Polícia Militar instaure inquéritos para apurar responsabilidades de supostos policiais que estariam incitando a tropa para que o movimento atinja a população capixaba. Ele acrescentou que os inquéritos serão enviados ao Ministério Público.
André Garcia disse ainda que conversou neste domingo com o ministro da Justiça Alexandre de Moraes sobre a situação do Espírito Santo. Ele disse que o ministro colocou as forças federais à disposição do Estado. O secretário, por enquanto, não solicitou o reforço.
Pânico
Nas últimas 48 horas, o Centro de Operações da Polícia Militar (Compom) tem acumulada chamados da população, mas não tem conseguido enviar os policiais para o atendimento das ocorrências. A ausência de policiamento nas ruas tem causado pânico na população.
As redes sociais têm se encarregando de aumentar essa tensão. Há muitas informaçõse sem procedência, que estão ganhando força com o estado de vulnerabilidade da população. As pessoas passam a replicar essas informações nas redes, que podem ser falsas ou distorcidas, mas que causam pânico. Mas também há muita informação que parece verídica, com relatos de fontes confiáveis e vídeos registrando cenas de violência.
Uma das postagens falsas nas redes sociais informava, por exemplo, que os ônibus do Transcol iriam parar à zero hora desta segunda (6) em razão da falta de policiamento, e só retornariam quando a situação fosse normalizada. Pouco depois, o Sindirodoviários desmentiu a informação, garantindo que os ônibus circulam normalmente nesta segunda-feira. Há também informações sobre arrastões, assaltos e assassinatos.
Nesta segunda-feira (6), caso os policiais voltem às ruas, a expectativa é de que o secretário de Segurança retome as negociações com os representantes do movimento.
Vitória
céu limpo
30.5 ° C
30.9 °
28.8 °
62 %
2.6kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também