29.4 C
Vitória
terça-feira, abril 30, 2024
terça-feira, 30 abril 2024

Polícia Federal prende suspeito de participar de vazamento de dados sigilosos do INSS em Vitória

Polícia Federal prende suspeito de participar de vazamento de dados sigilosos do INSS em Vitória
Polícia Federal prende suspeito de participar de vazamento de dados sigilosos do INSS em Vitória

A suspeita é de que determinados dados estejam sendo comercializados clandestinamente por valores acima de R$ 1 milhão

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (11) uma pessoa em Vitória acusada de participar de um esquema de vazamento de dados do INSS. Foram cumpridos um mandado de prisão e outro de busca e apreensão na capital, dentro da Operação ‘Data Leak’, deflagrada em vários Estados, que tem como base a superintendência do Mato Grosso.

A operação apura crimes de vazamento e receptação ilícita de dados sigilosos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) praticados por servidores públicos federais. A pessoa detida está sendo interrogada na sede da Polícia Federal no Espírito Santo. O material apreendido será encaminhado para Cuiabá, onde funciona o centro de informações desta investigação.

As investigações apuram a possível participação de servidores nos crimes investigados, que tendo acesso a bancos de dados sobre os quais deveriam guardar sigilo, conseguem vantagens financeiras no repasse das informações sigilosas a terceiros.

Os receptadores dos dados comercializam as informações com escritórios de advocacia, contabilidade, financeiras e empresas de cobrança, dentre outras, obtendo expressivos lucros na transação.

A suspeita é de que determinados dados estejam sendo comercializados clandestinamente por valores acima de R$ 1 milhão, segundo a Polícia Federal.

Além de Vitória, também estão sendo cumpridos mandados nas capitais de Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Ao todo são sete mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão. A operação é comandada pela 5ª Vara Federal de Cuiabá.

O nome da operação – Data Leak – faz referência ao vazamento de dados sigilosos, que chegam ao poder de indivíduos que praticam o comércio clandestino de informações pessoais e financeiras de funcionários públicos e segurados do INSS.

Fonte: Folha Vitória

Vitória
nuvens dispersas
29.4 ° C
30.9 °
29.4 °
72 %
4.1kmh
40 %
ter
29 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também