26.6 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Estudantes capixabas estão na final da 6ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa”

Kesia Cardoso Gonçalves dos Santos, do 9º ano, representou a Rede Estadual e Isabelle de Araújo a Rede Municipal de Ensino.

Duas estudantes do Espírito Santo participaram da cerimônia dos finalistas da 6ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) – Escrevendo o Futuro”, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro, em São Paulo (SP). Representando a Rede Estadual, a aluna Kesia Cardoso Gonçalves dos Santos, do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mariano Firme de Souza, em Cariacica, se classificou com a crônica “Lágrimas de Esperança”, que retrata os problemas sociais de sua comunidade. O tema da competição neste ano foi: “O Lugar Onde Vivo”.

“De uma forma sensível e literária escrevi sobre os problemas sociais do bairro onde eu moro e estudo. Vejo na Educação o caminho da esperança”, disse Kesia Santos.

A professora de Língua Portuguesa, Ana Claudia Araújo de Lima, foi quem desenvolveu as oficinas e sequências didáticas da turma de Kesia. “Ela descreveu com seu olhar as mazelas do lugar onde vive. A crônica é exatamente isso, mostrar a realidade através de um olhar diferenciado para o cotidiano, algo que merece ser registrado. Ela narra também, como a escola e a educação, está construindo sua identidade”, relatou a professora.

A outra estudante do Estado classificada foi Isabelle de Araujo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria da Luz Gotti, de Colatina, que escreveu a crônica intitulada “História de Pescador”. Ela teve orientação da professora Cinthia Mara Cecato da Silva.

A Olimpíada de Língua Portuguesa conta com as etapas: escolar, municipal, estadual, regional (semifinal) e nacional (final). No dia 09 de dezembro acontecerá a cerimônia de revelação dos vencedores de todos os gêneros.

A Olimpíada

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do Ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo País, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de Língua Portuguesa, o Itaú Social criou em 2002, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o programa Escrevendo o Futuro (Cenpec), voltado para ações de formação presencial e à distância. O programa disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promoção da reflexão sobre práticas educativas.

Em 2008, o programa foi ampliado a partir de uma parceria com o Ministério da Educação para a criação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Nesta edição, a Olimpíada reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Texto: Soraia Camata

Vitória
nuvens dispersas
26.6 ° C
27.9 °
26.6 °
77 %
3.1kmh
40 %
sáb
26 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também