23.8 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

A transição do modelo bioenergético e o bom momento da cana-de-açúcar

Momento nacional e internacional favoráveis aos produtores de cana-de-açúcar do Espírito Santo.

O debate mundial sobre as mudanças climáticas e a transição energética impactam muito a nossa economia local. A União Europeia tem uma dependência de produtos derivados do petróleo com 34,5% das fontes de consumo, 23,7% do gás natural, 17,2% de fontes renováveis, 12,7% energia nuclear, 11,5% combustíveis fósseis e outros. Diante dessa dependência, a guerra entre Rússia e Ucrânia está impactando fortemente na matriz de consumo europeia.

Nos EUA as energias fósseis ocupam o primeiro lugar de consumo, seguido pela energia nuclear e depois as demais.

Esse debate é muito importante, porque influenciam no clima, e no momento o Brasil está alinhado e liderando o discurso internacional de preservação ao meio ambiente e as mudanças climáticas. Qual é a importância desse debate no dia a dia das empresas, dos produtores rurais e até mesmo na nossa vida?

A China é o maior produtor mundial de energia hidroelétrica seguido do Brasil e Canadá. O Brasil tem essa favorabilidade climática ao seu favor na geração de energia limpa, tem rios, ventos em abundância e muito sol, porém, quero chamar a atenção para a nossa cana-de-açúcar.

O Ministro de Minas e Energias lançou recentemente o programa “Combustível do Futuro” que visa aumentar o teor de etanol na mistura da gasolina, entre outras iniciativas. Temos também o anúncio na cúpula do G20 de uma aliança global para os biocombustíveis. Aliado a isso, um crescimento na produção da safra de cana-de-açúcar estimada em 5%, e esses anúncios positivos para o setor. A expectativa é que o preço final da gasolina reduza e que as montadoras nacionais desenvolvam motores movidos a etanol cada vez mais eficientes melhorando a vida dos brasileiros.

No ES temos 6 usinas em funcionamento, 5 no norte do estado e 1 no Sul do Estado. Vou me ater a falar um pouco da que está mais próxima aqui no Sul do Es. A Usina Paineiras está 110 anos em atuação no Sul do ES e norte do RJ, gerando milhares de empregos e garantindo aos produtores locais a compra de sua matéria prima a cana-de-açúcar. Isso é muito positivo aos produtores, contarem com um comprador da matéria prima tão próximo, reduzindo custos de transporte por exemplo e atravessadores.

Se engana quem imagina que no Brasil teremos no futuro somente carros elétricos, tendo em vista que os pontos de recarga, o descarte de baterias e sua vida útil, o valor de revenda e tantas outras dúvidas, ainda são desafios para o seguimento. Sem contar que não se pode descartar toda rede elétrica existente, as estruturas já criadas e que não geram novos impactos ambientais e que funcionam bem no Brasil. Já estão em desenvolvimento motores com a matriz de hidrogênio a partir do etanol, os motores ditos híbridos, continuam sendo uma escolha mais segura ao consumidor que irá se deslocar a grandes distâncias e ao mesmo tempo uma excelente notícia aos produtores que já produzem a cana-de-açúcar.

JOÃO PAULO BARRETO é Capixaba, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FUCAPE, tem 16 anos de atuação em Cooperativas Financeiras.

Vitória
céu limpo
24.4 ° C
24.4 °
23.9 °
90 %
2.1kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também