Anchieta: Município poderá administrar prédio do antigo Maria Mattos

Município quer administrar o local onde funciona uma escola municipal e utilizar parte do espaço para eventos culturais.

A Prefeitura de Anchieta está em negociação com a Congregação das Irmãs Carmelitas para que a municipalidade, por meio de cessão, possa administrar o prédio onde funcionou o Colégio Maria Mattos. Esta semana aconteceu o segundo encontro de representantes da congregação e da Prefeitura de Anchieta.

A reunião foi realizada na sede da Congregação das Irmãs Carmelitas, em Belo Horizonte (MG). Participaram, representando o município de Anchieta, o secretário de Turismo, Édson Wando; o gerente de Comunicação, Flávio Simões; o assessor de gabinete, Rodrigo Vilar. Já representando as carmelitas, estiveram na reunião a irmã Ivete Campos, do setor de Patrimônio; a irmã Imaculada Resende, superior Geral da Congregação; a irmã Teresa Cristina, Economista Geral e o advogado, José Humberto.

Este foi o segundo encontro entre as carmelitas e representantes do governo municipal. O objetivo é chegar a um acordo para que seja feita para o município a cessão do salão nobre do Colégio Maria Matos e da parte superior, onde hoje funciona a escola  municipal Teresinha Godoy de Almeida.

Conforme Edson Wando, neste encontro ficou acertado que as irmãs carmelitas irão formalizar um documento para viabilizar a parceria. A prefeitura ficará responsável por recuperar e manter o imóvel em perfeitas condições e usar para eventos culturais, bem como para o funcionamento da escola Teresinha Godoy.

O jurídico das irmãs carmelitas irá formalizar a minuta de um contrato de comodato para ser analisado pela prefeitura e posteriormente , uma vez em comum acordo, assinado por ambas partes. “A iniciativa de firmarmos essa parceria partiu do prefeito Fabrício Petri que tem total interesse em devolver o Colégio Maria Matos em perfeitas condições de uso à comunidade anchietense”, disse.

Para o prefeito Fabrício Petri, será uma grande conquista para Anchieta. “Fiquei muito feliz com o resultado da reunião, agora vamos analisarmos a minuta e formalizar o contrato para ser assinado”, comemora.

Colégio Maria Mattos

O prédio do Colégio Maria Mattos foi fundado em 1932 pelo anchietense, o acerbispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira. Tornou-se a 1º escola do interior do Espírito Santo. Alunas de todas as partes do Brasil vinham estudar no Maria Mattos onde ficavam internadas e eram educadas pelas irmãs Carmelitas. O prédio, que é administrado pelas irmãs carmelitas, fica localizado no centro da cidade, próximo ao Santuário Nacional de São José de Anchieta. Infelizmente, partes dele se encontram em desuso sendo destruído pelo tempo, como por exemplo, o teatro anexo

Confira também!