25.9 C
Vitória
quinta-feira, maio 2, 2024
quinta-feira, 2 maio 2024

Aula Inaugural marca início das atividades na 1ª Escola Estadual Indígena em Aracruz

Aula Inaugural marca início das atividades na 1ª Escola Estadual Indígena em Aracruz
Aula Inaugural marca início das atividades na 1ª Escola Estadual Indígena em Aracruz

O ano letivo de 2020 começou, nesta terça-feira (04), também para os alunos da primeira Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Caeiras Velha, em Aracruz. Uma aula inaugural marcou o início das atividades, com a presença do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

Também participaram das atividades a gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola, Valquíria Santos Silva e a subsecretária de Educação Básica e Profissional, Andrea Guzzo.

A abertura da Escola Estadual Indígena é de suma importância para a garantia dos direitos de um ensino de qualidade e da equidade no ambiente escolar para os estudantes indígenas. Até então, os alunos indígenas eram atendidos apenas com o Ensino Fundamental. A Escola Aldeia Caieiras Velha foi criada pela Portaria n° 155-R, de 30 de setembro de 2014, e inaugurada no dia 30 de dezembro do mesmo ano. Contudo, a escola não foi aberta de fato.

Durante a cerimônia, o secretário Vitor enfatizou a alegria de abrir o ano letivo nesta escola. “Estamos muito felizes em estarmos aqui hoje, neste ato tão solene, carregado de simbolismos, ao abrir a primeira Escola Estadual Indígena. Simbolismo pelo público que esta escola atende e simbolismo por corrigirmos, aqui, um grande erro desta escola não ter sido aberta em 2015, sendo que já havia sido estabelecida a abertura, anteriormente, pelo governador Renato Casagrande, através de portaria. Então, quero reforçar a nossa satisfação em estarmos aqui com vocês e desejar aos alunos um excelente ano letivo”, disse.

A unidade de ensino oferece o Ensino Médio Regular e atende a alunos aldeados, majoritariamente da Aldeia Caeiras Velha, a maior do Estado do Espírito Santo, com aproximadamente 500 famílias.

Na região, predominam as etnias Tupiniquins e Guaranis. A expectativa é de que até o segundo semestre seja implementada a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Secretaria da Educação (Sedu) estruturou a escola conforme orientações nacionais que fixam diretrizes para o funcionamento de uma unidade de ensino, atendendo a especificidades das diretrizes curriculares para a educação escolar indígena.

Conforme prevê a legislação, será aplicada uma organização curricular diferenciada, que priorize a cultura, os modos de viver, as tradições e os conhecimentos desses povos em constante diálogo com os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Fonte: es.gov.br

Vitória
céu limpo
25.9 ° C
25.9 °
25.9 °
78 %
5.1kmh
0 %
sex
31 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
27 °
ter
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também