25.5 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Câmara de Anchieta realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra

A Câmara de Anchieta realizou na noite desta terça-feira (23), a tradicional Sessão Solene que homenageia o Dia da Consciência Negra no município. A cerimônia contou com palestra, roda de capoeira, declamação de poesia, exposição de artes e a entrega da “Comenda Mestre Camilo”.

O objetivo da Sessão Solene é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e tem com destaque no município a comunidade de São Mateus que representa há quase 200 anos a cultura negra da região, passada de geração em geração.

A cerimônia contou com apresentação de roda de capoeira pelo Grupo Libertação; palestra do professor de capoeira, Wesley Macena, sobre a resistência dos multiplicadores da Cultura e as dificuldades para manter viva a cultura popular nas comunidades; e declamação de poesias com as participações de Karla Carolinas e Victoria Braga.

Durante a semana acontece também a exposição cultural sobre a Consciência Negra no Plenário Urias Simões dos Santos. O acervo foi cedido pela Professora e historiadora, Marta Prates e pelo mestrando Negão, do grupo de Capoeira Libertação.

O ponto alto da cerimônia foi à entrega da “Comenda Mestre Camilo” ao Sr. Emerson Siqueira Nascimento, honraria concedida a pessoas que se destacam na luta e divulgação da cultura negra.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Professor Robinho que é o autor da lei que criou o dia para celebrar a cultura e idealizador da cerimonia no Poder Legislativo no município.

Todos os vereadores participaram do evento.

Vitória
céu limpo
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
82 %
2.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também