Home Cidades Vila Velha Caminhada pela vida vai movimentar as ruas de Paul – Notícias de Vila Velha

Caminhada pela vida vai movimentar as ruas de Paul – Notícias de Vila Velha

0
Caminhada pela vida vai movimentar as ruas de Paul                
 – Notícias de Vila Velha


Uma caminhada pelas ruas de Vila Velha vai encerrar a campanha Setembro Amarelo na cidade, na manhã desta quinta-feira (28). A ação, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Unidade Básica de Saúde de Paul, tem como objetivo chamar a atenção da população para prevenção ao suicídio.
 
A caminhada, que terá início às 8h, passará pelas principais ruas de Paul, com duração média de 1h30 e expectativa de cerca de 200 participantes. Este é o segundo ano consecutivo que a ação acontece. “É uma forma de propor às pessoas que pensem no tema da campanha e também se atentem para o entorno, para que possam se ajudar e também ajudar o outro que pode estar passando por um momento difícil”, explica o gerente da UBS de Paul, Luciano Salvador.
 
A expectativa da organização é de que adultos e também crianças participem da caminhada. “Convidamos todos os munícipes para estarem conosco nessa ação pela vida”, diz Luciano. O ponto de partida será a Igreja Católica de Paul.
 
Números
 
Dados do Ministério da Saúde apontam que, todos os anos, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte em todo o mundo para pessoas de todas as idades, sendo responsável por mais de 800 mil mortes, o que equivale a um suicídio a cada 40 segundos.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, a estimativa é de 14 mil casos de suicídio por ano.
 
Busque apoio
 
Em Vila Velha, as Unidades de Saúde são a porta de entrada para o munícipe que busca apoio. É nelas que vai acontecer o primeiro acolhimento e o agendamento para o início do acompanhamento e, se a equipe multiprofissional entender que é um transtorno grave persistente, há o encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial de Vila Velha (Caps).
 
No Caps, o atendimento é feito por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeuta ocupacional, farmacêutico, médicos e auxiliares de enfermagem. No caso de necessidade de internação, a Secretaria de Saúde de Vila Velha tem parceria com o Governo do Estado que regula e disponibiliza as vagas para as internações.
 
Serviço:
Caminhada Setembro Amarelo, em Paul
Quinta (28), a partir das 8h
Partida: Igreja Católica de Paul
Gratuito

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


Caminhada pela vida vai movimentar as ruas de Paul

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here