O Centro de Especialidades Médicas instalado na Unidade Central de Saúde Alvino Campos (Pavilhão), agendou e encaminhou 28.016 consultas médicas desde o início do ano passado em 16 especialidades, mais a clínica geral.
São mais de 30 médicos especialistas que atendem através da Regulação Formativa Municipal/Estadual sob a coordenação da servidora Clemilda José Satil Sala. Primeiro, todos passam por uma triagem na clinica geral de uma das 13 unidades básicas de saúde do município e, em seguida, são encaminhados para a Regulação.
Só nos três primeiros meses deste ano já foram realizadas 6.648 consultas, o que dá média de 2.216 pacientes consultados por mês, média 24,4% superior à do ano passado, que foi de 1.781 por mês.
Para o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, o aumento das consultas especializadas vai de encontro ao que deseja o prefeito Enivaldo dos Anjos, que é atender o máximo de especialidades e, sempre que possível, aqui mesmo em Barra de São Francisco.
“Além das consultas com especialistas, nosso município está a cada dia se firmando como polo regional de saúde. Em breve teremos na cidade, serviços como a mamografia e hemodiálise, além de uma mais uma unidade de tomografia computadorizada”, informa o secretário.
Especialidades
Para ter acesso às consultas com os especialistas que são ofertadas pela Semus, o usuário deverá passar pelo clínico geral de sua unidade de saúde, que avaliará as necessidades e fará o cadastro desse paciente no sistema RG para que a Regulação faça a triagem de acordo com a prioridade de cada paciente.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.
Consultas com especialistas crescem 24,42% em Barra de São Francisco em 2022, na comparação com 2021