30.5 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Crefes comemora 41 anos de atendimento em reabilitação

Crefes comemora 41 anos de atendimento em reabilitação
Crefes comemora 41 anos de atendimento em reabilitação

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) completa, neste sábado (22), 41 anos de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com serviços em Medicina Física e Reabilitação para pessoas com deficiência motora, sensório-motora e auditiva, com 18 especialidades de tratamentos e equipes multidisciplinares.

Fonoaudiologia na reabilitação auditiva

Entre as especialidades oferecidas está a fonoaudiologia na reabilitação auditiva, com a importante missão de devolver a qualidade de vida aos pacientes. E uma dessas situações vem acontecendo com a dona de casa Neuzedy de Fátima Bravim, de 57 anos, que tem perda de audição moderada no lado direito e leve no lado esquerdo. Para a paciente, a reabilitação traz a esperança de poder conseguir um emprego. “Será a primeira vez que vou usar o aparelho e acredito que vai melhorar muito para mim, em poder ouvir melhor e arrumar um emprego”, disse.

Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo

Segundo explica a fonoaudióloga Sérgia Luciana Ramos, os usuários chegam muitas vezes “sem perspectivas”. “Quando a gente reabilita e mostra que há uma condição de melhora para aquela deficiência, eles saem daqui com um sorriso”, conta a profissional.

Quem trabalha com saúde, tem que gostar de pessoas

Para o diretor-geral do Centro, César Calmon Pitanga, o Crefes é uma referência da máxima. “Quem trabalha com saúde, tem que gostar de pessoas, uma máxima que se faz presente no dia a dia do atendimento, com histórias de superação, de esperança e de sonhos. “Recebemos muitas pessoas diariamente e temos que dar o nosso melhor em todos os sentidos”, disse.

Outra especialidade ofertada é a de fisioterapia, que traz muitas histórias de superação. Izabella Verduc, fisioterapeuta da Unidade de Trabalho de Próteses e Órteses (UTPO), se emociona ao falar sobre o trabalho desenvolvido no Crefes. “Muitos pacientes chegam aqui com depressão e você vê a transformação deles.  Eu brinco que se não tivesse conta para pagar, não precisava nem de salário, porque é o que nos move. Somos movidos pela satisfação de ver nosso paciente entrar na cadeira e sair daqui andando para vida”, afirmou.

Sessões de Fisioterapia

E a dedicação da profissional contagia os pacientes. No caso da Sabrina Mendes, de apenas 11 anos, as sessões de fisioterapia com Izabella são sagradas. “Ela nunca faltou”, entrega a mãe da criança, Carolina Mendes. Para Sabrina, tudo o que vem aprendendo é para realizar um grande sonho, o de poder andar e que em breve será realizado, pois a menina receberá as próteses dos membros inferiores.

“Faço acompanhamento desde pequena e gosto muito, porque sei que vai me ajudar a andar. Por isso, nunca falto. Venho até com chuva e faço os exercícios em casa também”, contou Sabrina, que teve meningite aos dois meses de idade, e por conta da doença perdeu os quatro membros.

Serviços

O Crefes conta também com a Unidade de Trabalho de Internação, com 20 leitos, onde os pacientes ficam de segunda a sexta-feira para realizarem as atividades de reabilitação. A especialidades ofertadas são: Fisiatria, Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Clínica Geral, Urologia, Pediatria, Radiologia, Cirurgião Plástico, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Enfermagem e Educação Física.

Aulas de Hidroterapia

Uma novidade do Centro tem sido, desde final de 2019, as aulas de Hidroterapia, que ajudam os pacientes de pós-operatório e aqueles em fase final de tratamento, com atividades de fisioterapia dentro da piscina aquecida. São três turmas do setor de ortopedia e atendimentos individualizados para pacientes da internação e da unidade neurológica infantil e adulta.

Em 2019, o Crefes realizou mais de 14 mil atendimentos de pacientes para o tratamento de reabilitação. No mesmo ano, a Unidade de Trabalho de Próteses e Órteses de Concessão (UTPO) dispensou 4.377 materiais como órteses, próteses, meios de locomoção e materiais especiais.

Vitória
céu limpo
30.5 ° C
30.9 °
28.8 °
62 %
2.6kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também