29.4 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

“Detran|ES dá dicas de segurança para viagem no Carnaval”

Cuidados e obrigações para viagens seguras no feriado de Carnaval

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) faz um alerta sobre a importância de obedecer às leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), assim como estar em dia com a manutenção, documentação do veículo e também do condutor, para garantir um feriado de Carnaval seguro e tranquilo nas estradas.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca a intensa movimentação nas estradas e o histórico aumento no número de acidentes nesse período, tendo como a principal causa o comportamento irresponsável de motoristas e motociclistas. A falta de respeito ao limite de velocidade, ultrapassagem proibida e a conduta de consumir bebida alcoólica e dirigir são algumas das ações que devem ser evitadas.

“A proteção da vida no trânsito depende de todas as partes envolvidas. É imprescindível que cada um faça a sua parte, seja você condutor, ciclista, pedestre ou carona. Adotar comportamentos seguros e obedecer às regras de trânsito é fundamental para que esse Carnaval não seja mais um marcado por acidentes e mortes nas estradas”, aponta Vieira.

Além disso, é essencial que os condutores façam um checklist antes de pegar a estrada, incluindo a verificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento do veículo e a condição general do carro. Antes de viajar, é preciso checar a pontuação da CNH, a regularidade do Licenciamento e obter o CRLV eletrônico, documentos essenciais para trafegar em vias públicas.

Desde a observância desses cuidados, se torna possível garantir a segurança de todos durante a viagem. Com referências características de um Carnaval seguro, a campanha educativa veiculada nas plataformas de TV, rádio e em redes sociais do Detran|ES, tem como foco alertar os foliões para as normas de segurança no trânsito, enfatizando questões como atravessar na faixa de pedestre e não utilizar o celular ao volante.

No mais, ações de fiscalização também serão redobradas. Blitze serão posicionadas de maneira estratégica pelas cidades capixabas, detectando irregularidades, realizando testes do bafômetro, averiguando documentos do veículo e do condutor, entre outras atividades para manter a segurança no trânsito.

Fonte: Governo ES

Vitória
céu limpo
29.4 ° C
30.9 °
29.4 °
71 %
4.6kmh
0 %
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também