O Dia do Estudante foi muito divertido na rede de ensino municipal de Vitória. Para marcar a data, celebrada nesta sexta-feira (11), várias escolas da capital desenvolveram atividades lúdicas para os estudantes, como gincanas, futebol de sabão, jogos de tabuleiro, piquenique com lanches saudáveis, distribuição de pipoca e de picolé de frutas.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Anacleta Schneider Lucas, do bairro Fonte Grande, comemorou o dia levando os estudantes para passar o dia no Parque Moscoso. A escola fica pertinho do parque e as crianças foram caminhando até o local. Lá, jogaram futebol na quadra de areia, fizeram piquenique, curtiram os brinquedos do parquinho, correram para lá e para cá e suaram à beça.
No início da tarde, o prefeito Lorenzo Pazolini passou um tempo com as crianças no Parque Moscoso e ajudou a distribuir os picolés. Na ocasião, ele falou da alegria de proporcionar uma educação de qualidade para as crianças de Vitória e parabenizou todos que contribuem com a educação dos estudantes.
“Quero parabenizar os estudantes, os educadores, todos os colaboradores, merendeiras, porteiros, vigilantes que nos ajudam a fazer uma cidade transformadora. A educação é prioridade da nossa gestão, estamos construindo oito escolas, reformando as 103, levando carinho, atenção e, principalmente, uma educação que proporciona aos jovens estar aonde eles quiserem estar no futuro”, disse o prefeito.
Quem também esteve com as crianças no Parque Moscoso foi a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner. “Estar aqui vendo a alegria dos nossos estudantes, hoje, é muito significativo porque a escola é muito mais do que um espaço físico. A escola é um espaço de alegria, de convivência, de aprendizagem, e a gente está muito feliz de poder oportunizar, no Dia do Estudante, um dia especial para todas as nossas crianças”, comentou a secretária lembrando de todas as escolas que pensaram e promoveram atividades lúdicas para os estudantes neste data.
O prefeito de Vitória e a secretária municipal de Educação também visitaram o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubem Braga, em Monte Belo. Por lá, os pequenininhos do Grupo 1 e do Grupo 2 participaram da Festa na Roça com seus papais e mamães, todos trajados com roupas típicas. Os Grupos 5 e 6 participaram da festa na quarta-feira (09) e os Grupos 3 e 4, na quinta-feira (10).
Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues
Na Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues, no bairro Jardim Camburi, os estudantes do turno matutino comemoraram o Dia do Estudante com muitas brincadeiras. As atividades envolveram as turmas do Ensino Fundamental II, ou seja, do 6º ao 9º ano.
Os estudantes tiveram uma manhã em que passaram por várias estações de brincadeiras, que incluíam futebol de sabão, guerra de cotonetes, slackline, esportes na quadra, estação de dança e jogos de tabuleiro. E também tiveram um delicioso empadão de frango, suco de goiaba e muito picolé para refrescar. Para encerrar as comemorações teve um show de talentos, com muita música, dança e diversão.
“É uma data muito importante, em que fazemos questão de homenagear nossos estudantes. Toda nossa escola se envolve neste momento. O Conselho de Escola sempre apoiando as ações da Emef, nossa equipe pedagógica com um olhar mais aproximado de cada aluno, nossos professores e toda nossa equipe de limpeza, cozinha e portaria trabalham muito para proporcionar esses momentos para eles”, disse o diretor da Emef, Renalto Goltara.
O diretor ressaltou, ainda, que a escola faz questão de lembrar os estudantes de que o ensino fundamental é um período de formação integral, em que se aprende não só o conteúdo escolar, mas também valores como respeito, solidariedade e responsabilidade. “E trabalhamos esses conceitos cotidianamente, inclusive neste dia de festa e brincadeiras, em que incentivamos o protagonismo, a lidarem com os desafios, a conviverem com as diferenças e a se desenvolverem como pessoas”, destacou.
Emef Rita de Cássia Oliveira
Na Emef Rita de Cássia Oliveira, no bairro Resistência, os estudantes tiveram não só um dia, mas a semana inteira de atividades voltadas à comemoração do Dia do Estudante. Ao longo desta semana, os estudantes tiveram oportunidade de participar de cinema com pipoca, brincadeiras por turmas, gincana dividindo os alunos por cores e com idades diferentes, pois o objetivo da gincana era atrelar a competição saudável à liderança responsável. Houve, ainda, o famoso interclasses, em que as turmas disputaram torneio de futebol. E claro que não podia faltar o delicioso picolé de frutas, que foi servido para todos os alunos durante a semana.
“Preparar a semana do estudante é muito gratificante pois é um momento em que saímos da rotina escolar com intencionalidade, e mesmo em atividade diferenciada há saberes sendo desenvolvidos. Educar com afetividade é nosso lema! Parabéns a todos os estudantes. Que eles jamais parem no meio do percurso”, comentou a diretora da escola, Elaine Vieira.
Emef Maria José Costa Moraes
Na Emef Maria José Costa Moraes, o Dia do Estudante foi celebrado com a Festa do Diferente. Ao todo, 187 estudantes do 1º ao 4º ano matutino participaram do evento, que foi realizado com foco na inclusão e conscientização do respeito às diferenças, visando a efetiva inclusão dos estudantes com deficiência. Atualmente, a escola conta com 54 estudantes atendidos pela Educação Especial.
Segundo a professora Delma Ferreira, na Emef Maria José Costa Moraes, o ensino inclusivo foca em reunir todos os estudantes sob o mesmo teto e em todos os momentos, com apoio de recursos adicionais baseados em suas necessidades individuais. “Em salas de aula de educação especial, os professores oferecem atividades de aprendizado que focam no reforço do conhecimento existente e ajudam a construir novas habilidades que podem contribuir com o alcance dos objetivos acadêmicos pretendidos. Fazemos questão de que todos os estudantes participem efetivamente de todos os momentos, inclusive nas festividades da escola”, salientou.
Dia do Estudante é celebrado com muita diversão e sorriso no rosto da criançada