spot_img
25.5 C
Vitória
domingo, maio 19, 2024
domingo, 19 maio 2024

Entenda! Itapemirim comemora hoje, dia 27 de junho, 207 anos de emancipação política

Quem conta é o historiador Luciano Retore Moreno, formado em História pela antiga Fafi – Faculdade de Filosofia e Letras Madre Gertrudes de São José, de Cachoeiro de Itapemirim, professor na Rede Estadual e secretário de Cultura do Município de Itapemirim.

Apesar de Itapemirim ser conhecido como o município mãe do Sul do Estado do Espírito Santo, em um período da história suas terras também pertenceu a outro município da região.

Segundo o Luciano Retore Moreno, hoje, dia 27 de junho, o município comemora 207 anos de emancipação política.

Retore explica, entre tantos acontecimentos da época, que o desenvolvimento de Itapemirim se deu a partir do Rio associada e a posição geográfica da cidade. Itapemirim surge mesmo como uma fazenda de açúcar em 1710.

“Na verdade, Itapemirim tem 305 anos de história e 200 que está se emancipando politicamente. No início do século XVIII, houve o desbravamento desta região e então surgiu a Fazenda de Açúcar, exatamente onde hoje está a cidade mais próxima, Vila nasceu um pequeno povoado, que se chamou povoação de Itapemirim em 1750. O Rio Itapemirim foi importante por conta das possibilidades que ele promove: água potável, a ligação com as plantações e também por estar perto do mar, se tornou um excelente ponto de parada”, disse.

A proximidade com a capital do estado e com o Rio de Janeiro, na época capital do Império, também é um fator decisivo na emancipação de Itapemirim.

“Nossa região acaba tendo uma vantagem geográfica interessante, pois muitos comerciantes passavam por aqui com os produtos, muitos fazendeiros migraram para cá, também como o Barão de Itapemirim. Em 1776, esta povoação de Itapemirim passou a pertencer a Guarapari que era administrado por Vila Velha. Esta povoação que já havia se transformado em Freguesia, se emancipou em 1815, no dia 27 de junho. Dom João, que fugia de problemas na Europa, mais especificamente das tropas de Napoleão Bonaparte, veio para o Brasil e aqui ele emancipou nossa região. Durante todo Império, Itapemirim foi governado pela Câmara Municipal, não havia prefeito”, contou Moreno.

O progresso tornou-se tal que, pelo Alvará de 27 de junho de 1815, foi criado o município de Vila de Itapemirim, sendo o patrimônio da Câmara demarcado pelo Ouvidor José Libano de Souza, numa área de meia légua quadrada e instalada a 9 de agosto de 1815. Nesta época, havia nove engenhos de açúcar desde a foz do Rio Itapemirim até as cachoeiras onde hoje fica a cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Viva Itapemirim!

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
24.9 ° C
25.9 °
24.9 °
89 %
2.1kmh
20 %
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
28 °
sex
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também