22.1 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Especial: APAE de Marataízes comemora 20 anos de muitas lutas, conquistas e vitórias

Por: Fabiano Peixoto

Com 142 alunos e usuários, o “Centro Educacional Zélia Vianna de Morães – APAE de Marataízes” comemorou neste final de semana (sexta e sábado, 15 e 16), seus 20 anos de atividades no município. Na sexta-feira (15), 100 personalidades foram homenageadas em evento realizado na Praça da Barra. No sábado (16), a instituição recebeu a visita do Governador Renato Casagrande em sua nova sede no Bairro Esplanada II, em Marataízes.

Na Praça da Barra o evento contou com uma vasta programação durante toda tarde, em destaque as apresentações culturais; grupos de capoeira Pernada Baiana (Apae de Marataízes – Mestre Osmar) e Filhos da Princesa do Sul (Apae de Cachoeiro de Itapemirim – Mestre Cachorro); Banda de música da Força de Fuzileiros da Esquadra do Rio de Janeiro e homenagens aos professores que atuaram na instituição (alusivo ao Dia do Professor).

Na oportunidade, 100 certificados com o prêmio “Amigo Especial”, reconhecimento pelos relevantes serviços em atendimento as pessoas com deficiência intelectual e múltipla foram entregues, entre os agraciados estão personalidades políticas, judiciário, empresarial, presidente da instituição, federação das Apaes e voluntariados.

O Secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, recebeu o Prêmio “Amigo Especial” e homenagens das Escolas Estaduais de Ensino Médio “José Veiga” e “Domingos José Martins”.

Presentes as comemorações e também homenageados, os Deputados Estaduais Marcos Mansur, Marcos Garcia e  o Coronel Alexandre Quintino presentearam a APAE de Marataízes, através de emenda parlamentar, com um veículo 0 Km. Já o Deputado Federal Neucimar Fraga também presenteou a instituição com emenda parlamentar federal de sua autoria.

Homenageados da Marinha do Brasil: o Contra-Almirante (FN), Marcelo Guimarães Dias, Comandante da Tropa de Reforço; o Capitão de Mar e Guerra (FN), Stewart da Paixão Gomes, Chefe do Estado-Maior do Comando da Tropa de Reforço; o Capitão de Fragata (FN), Jorge Luiz da Silva Coelho, Comandante da Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores e o Comandante, Vice-Almirante (Fuzileiro Naval), Carlos Chagas Vianna Braga, Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra.

No sábado (16), as comemorações continuaram no Bairro Arraias – data comemorativa a emancipação do Município de Marataízes (24 anos), momento em que a instituição recebeu a doação de um imóvel que será chamado de “Recanto Especial Isabel Gomes” em homenagem à doadora. “O imóvel será utilizado na sustentabilidade das atividades desenvolvidas pela instituição em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla do município”, destacou Dilcéa Marvila de Oliveira (Coordenadora da APAES da Região Sudeste).

Na sequência, o Governador Renato Casagrande visitou a nova sede da APAE de Marataízes no Bairro Esplanada II, ocasião em que recebeu o prêmio “Amigo Especial” juntamente com o prefeito Tininho e outras autoridades.

A Coordenadora das APAES da Região Sudeste, Dilcéa Marvila de Oliveira; a Presidente da APAE de Marataízes, Maria do Amparo de Oliveira e o Presidente da Federação das APAES, Vanderson Pedruzzi Gaburo, agradecem a Deus e a todos que colaboraram e apoiaram a APAE de Marataízes por todos esses 20 anos de atividades. “Seguindo o lema das Apaes é que: Sozinho Somos Fracos, juntos seremos fortes na causa que abraçamos. Assim agradecemos a todos que fizeram a diferença e história da APAE de Marataízes”, finalizaram.

História

A história da APAE de Marataízes remonta o ano de 2001, quando a instituição iniciou suas atividades com a doação de um imóvel pelo empresário Gilson Morães. A casa pertencia à mãe do doador, a senhora Zélia Vianna de Morães, a qual, em sua homenagem, a instituição passou a ser chamada de “Centro Educacional Zélia Vianna de Morães – APAE de Marataízes”.

No ano de 2019 a APAE de Marataízes conseguiu construir sua sede própria em parceria com amigos e com a Prefeitura Municipal de Marataízes.

Vitória
nuvens dispersas
22.1 ° C
22.1 °
20.9 °
97 %
1kmh
40 %
sáb
26 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também