Espírito Santo alcança recorde de abertura de empresas

Espírito Santo registra recorde na abertura de empresas em 2023

O Estado do Espírito Santo alcançou um marco significativo na abertura de novas empresas em 2023, com um total de 20.532 registros, representando um aumento de 5,21% em comparação com o ano anterior. Esses números traduzem o maior índice registrado nos últimos dez anos, equivalendo a uma média de 57 novas empresas por dia no Estado.

Os setores que mais se destacaram na abertura de empresas no último ano foram: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 7.569 novos registros; promoção de vendas, com 6.891; e comércio varejista de bebidas, com 5.066.

O presidente da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, Paulo Alfonso Menegueli, aponta a simplificação do sistema e a integração promovida pelo Governo do Estado como fatores-chave para esse aumento. Ele destaca o impacto do Decreto Estadual nº 5183-R, que dispensou atividades econômicas de baixo potencial de risco de atos públicos, bem como a integração com órgãos estaduais e municipais por meio do sistema Simplifica ES, ambos essenciais para facilitar o processo de abertura de empresas.

Mais de 8 mil empresas já foram beneficiadas pelo Decreto citado, que dispensou a autorização legal para o funcionamento de 620 atividades incluídas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Com relação ao tempo de abertura, 67% dos processos na Jucees são finalizados em menos de 10 minutos, chegando a 78% se considerados os registros até 30 minutos. O tempo médio total entre a consulta de viabilidade e a obtenção do CNPJ para atuar é de 13 horas, o melhor na região Sudeste no ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim.

Para mais informações, entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Jucees:
Leticia Nóbrega
(27) 99844 2962/ (27) 3636 9344
leticia.nobrega@jucees.es.gov.br
Link: https://www.es.gov.br/Noticia/mailto:leticia.nobrega@jucees.es.gov.br

Fonte: Governo ES

Sair da versão mobile