28.2 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Governadores debatem integração de forças de segurança pública

Governador do Espírito Santo participa de reuniões durante 10ª edição do Cosud em Porto Alegre

Nesta sexta-feira (1º), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, marcou presença em reuniões durante o segundo dia do 10º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em Porto Alegre (RS). Um dos destaques do dia foi a criação de um Gabinete de Inteligência, que contará com representantes das forças de segurança das sete unidades federativas, com o objetivo de promover uma maior integração no combate ao crime.

Durante os encontros, Casagrande participou ativamente das discussões sobre abordagens policiais, audiência de custódia, monitoração eletrônica e saídas temporárias. O governador ressaltou a importância de mudanças na legislação penal e na Lei de Execuções Penais para qualificar as prisões e oferecer mais estrutura de trabalho aos policiais, especialmente em casos de crimes mais graves, como homicídio qualificado.

Além disso, os governadores presentes no evento destacaram a necessidade de adotar medidas conjuntas para lidar com os impactos das mudanças climáticas no Sul e Sudeste, bem como para combater a dengue. Casagrande enfatizou a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e anunciou a realização do “Dia D de Combate à Dengue” no Espírito Santo, em parceria com o Ministério da Saúde.

A programação do dia também incluiu uma reunião dos governadores com os secretários da Fazenda e os procuradores-gerais de cada estado, onde foram discutidos temas como dívida pública, pagamento de precatórios e a reforma tributária. Casagrande destacou a importância do equilíbrio das contas públicas para garantir uma melhor prestação de serviço ao cidadão.

Paralelamente, os demais representantes capixabas participaram de reuniões de 21 Grupos Técnicos (GTs) do Cosud, abordando diversos temas, desde agricultura até turismo. Ao final das discussões, cada GT assumirá compromissos que serão consolidados em uma carta desta edição do evento, assinada pelos governadores e apresentada durante o encerramento.

Fotos: Gustavo Mansur/Palácio Piratini e Adriano Zucolotto/Governo-ES

Para mais informações:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Fonte: Governo ES

Vitória
céu limpo
28.2 ° C
29.9 °
27.9 °
78 %
3.1kmh
0 %
seg
27 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também