28.2 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

“Governo do Espírito Santo cria centro de controle de arboviroses”

O governo do Espírito Santo instituiu o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Arboviroses em meio ao alerta epidemiológico para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Diante do cenário, que configura a maior epidemia de dengue em 2023, com 192.136 casos notificados e 98 óbitos, o governo adotou medidas de enfrentamento, incluindo a decretação de situação de emergência em saúde pública.

O Centro Integrado, que inicialmente integrará ações conjuntas da Secretaria da Saúde (Sesa), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), tem o objetivo de definir soluções e integrar informações e o uso de recursos para combater efetivamente as arboviroses.

Além disso, o governador Renato Casagrande anunciou o repasse de R$ 2 milhões aos municípios capixabas para enfrentamento às arboviroses, a fim de apoiar as ações de redução de riscos e danos causados pelas doenças.

O Espírito Santo já notificou mais de 24 mil casos de dengue em 2024, bem como mais de 1,3 mil casos de chikungunya e 507 casos de Zika. O CICC, por sua vez, se prepara para adotar estratégias como combate aos focos do vetor por meio de treinamentos com apoio aos agentes de campo, campanhas educativas e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). As informações foram divulgadas pelo governo durante reunião no Palácio Anchieta.

A criação do CICC tem como princípio integrar, coordenar e articular os órgãos para o enfrentamento às arboviroses a fim de definir soluções e nivelar informações e o uso de recursos.

Vale ressaltar que as medidas fazem parte de um empenho conjunto para enfrentar a gravidade do problema, que atinge não apenas o Espírito Santo, mas diversos estados do país. Com a criação do CICC, espera-se um combate eficaz às arboviroses e a redução dos casos e óbitos causados por essas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Fonte: https://www.es.gov.br/Noticia/mailto:[email protected]

Fonte: Governo ES

Vitória
céu limpo
28.2 ° C
29.9 °
27.9 °
78 %
3.1kmh
0 %
seg
27 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também