27.2 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Kennedy: Indústria química confirmou abrir 500 vagas de emprego

A indústria AmmPower também irá instalar, em parceria com outra empresa, torres eólicas offshore para suprir o alto consumo de energia.

A AmmPower, empresa canadense, anunciou que vai instalar uma indústria química no futuro Porto Central em Presidente Kennedy, que pode produzir amônia ou hidrogênio. Segundo o presidente do Conselho de Administração do porto, José Maria de Novaes, a mesma indústria também poderá gerar milhares de empregos diretos e, no mínimo, 500 vagas já foram confirmadas.

A substância produzida na nova indústria é importante para a indústria naval, uma vez que ambos os componentes são combustíveis, sendo que a amônia também pode ser utilizada como fertilizante. Além disso, a empresa está estudando a legislação e o mercado brasileiro, além da viabilidade técnica e econômica do empreendimento.

Para produzir amônia, há um alto consumo de energia, por isso a energia eólica offshore é um passo importante para o projeto. Para isso, uma empresa parceira da AmmPower também irá instalar torres eólicas offshore em Presidente Kennedy.

Projeto em duas fases

O projeto do Porto Central está dividido em duas fases. A primeira envolve a infraestrutura, como dragagem do canal de acesso, quebra-mar, berço de atracação para navios de petróleo e seus derivados (gasolina e diesel) e gás natural liquefeito. O investimento é de R$ 2,5 bilhões, com a criação de 1.700 empregos diretos.

Já a segunda fase inclui a chegada da ferrovia, com a construção do terminal de cargas sólidas, que envolve grãos e minerais, por exemplo, com 3 mil vagas e custo de R$ 3 bilhões. “Precisamos da confirmação do trecho de Anchieta até Presidente Kennedy. Ela cria outras oportunidades”, explicou José Maria.

Além da indústria química, o Porto Central também tem projetos de termelétricas e infraestrutura para geração de energia eólica a partir dos ventos no alto-mar e energia solar. A previsão é gerar até 30Mw para atender aos clientes do Porto.

Complexo Portuário

O complexo industrial portuário será construído em uma área de aproximadamente 2.000 hectares, em Presidente Kennedy, no sul do estado. O empreendimento de águas profundas, com até 25 metros de profundidade, será capaz de receber navios de grande calado, possibilitando a movimentação de cargas e produtos de grande porte.

O projeto do Porto Central é um importante passo para a economia do estado do Espírito Santo, já que promove o crescimento econômico e gera empregos. Além disso, o empreendimento contribui para a diversificação das fontes de energia no estado e também para a criação de novas oportunidades de negócios.

A criação da nova indústria e a instalação das torres eólicas offshore são um grande impulso para a economia local, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, uma vez que a energia eólica é uma fonte de energia limpa e renovável, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

 

Fonte: O Petróleo

Vitória
nuvens dispersas
27.2 ° C
28.8 °
27.1 °
76 %
3.1kmh
40 %
sáb
27 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também