spot_img
27.7 C
Vitória
sábado, maio 18, 2024
sábado, 18 maio 2024

Passos de Anchieta 2024: tradição, caminhada e muita fé em terra capixaba

Por Fabiano Peixoto

De 28 de maio a 4 de junho, durante o Feriado de Corpus Christi, os aficionados por caminhadas têm uma oportunidade ímpar de percorrer um trecho histórico e deslumbrante da costa capixaba: os Passos de Anchieta. As inscrições estão abertas para essa jornada singular que revive os passos do Padre José de Anchieta entre Vitória e Anchieta.

O roteiro dos Passos de Anchieta resgata os 100 quilômetros que o Padre Anchieta percorria regularmente em suas missões entre os municípios de Vitória e Anchieta. Esse trajeto histórico, que remonta à época colonial, proporciona não apenas uma experiência física, mas uma imersão na história e na cultura local.

A jornada é dividida em quatro dias de caminhada, com médias diárias de quatro a cinco horas para os caminhantes regulares e seis a sete horas para os menos habituados. O percurso abrange paisagens deslumbrantes, como praias e vilarejos pitorescos, proporcionando momentos de reflexão e conexão com a natureza.

Os trechos diários incluem destinos como Barra do Jucu, Setiba, Meaípe e Anchieta, com paradas estratégicas em pontos históricos e paisagísticos ao longo do caminho. Na beira das praias são encontrados poços naturais de água potável que, dizem, terem sido abertos pelo Padre Anchieta, ainda durante suas caminhadas para saciar a sua sede e a dos índios que constantemente o acompanhavam.

Ubu, uma pequena vila à beira de uma extensa praia de águas mansas, recebeu este nome quando Anchieta ali passou pela última vez. Carregado por uma multidão de cerca de três mil índios, seus esquife tombou, o que fez os índios exclamarem “Aba Ubu” – O padre caiu. Hoje, no local onde se diz ter ocorrido tal fato existe uma cruz, onde os andarilhos, ao passarem, viram-se de costas e atiram conchas, cada uma simbolizando um pedido que gostaria que fosse atendido pelo padre. Uma alusão às pedras que são atiradas por cima do ombro, no caminho de Santiago.

O último oásis do caminho fica na praia de Castelhanos, onde muitos esperam pelos que ficaram para trás, para poderem percorrer os últimos quilômetros e subirem as escadarias do santuário juntos.

O grande prêmio da caminhada é a visão da escadaria que leva ao santuário de Anchieta, uma construção jesuítica de 1597, erguida pelo beato em seu último ano de vida com a ajuda dos índios tupis. Nessa hora, os participantes compartilham não só a refeição de boas vindas, mas também toda uma história de solidariedade, superação de obstáculos físicos, companheirismo e satisfação.

As inscrições para os Passos de Anchieta estão abertas e podem ser feitas através do site oficial aqui. Não perca a oportunidade de vivenciar essa experiência única e enriquecedora em terras capixabas.

Lembrando que no último dia 03 de abril, foi com muita alegria, que centenas de fiéis devotos de São José de Anchieta, se reuniram em frente ao Santuário Nacional dedicado ao santo para celebrar uma década de canonização do padre jesuíta. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Vitória, Dom Andherson Franklin e contou com a presença do Reitor, Padre Álvaro e de outros religiosos.

 

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
27.7 ° C
28.9 °
27.7 °
78 %
7.2kmh
0 %
sáb
28 °
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também