23.3 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Porto Central: Energia eólica offshore na região do Litoral Sul do ES

O Porto Central assinou no final de outubro de 2021, um Memorando de Entendimentos com a Votu Winds, empresa que está desenvolvendo um complexo de parques eólicos offshore na região do litoral sul do Estado do Espírito Santo, na altura dos Municípios de Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.

A localização do projeto da Votu Winds é considerada estratégica por congregar uma região que além de destacada intensidade e qualidade de ventos conta com a infraestrutura portuária do Porto Central para o apoio logístico de suas atividades. A proximidade dos centros econômicos e industriais do país ainda mais releva a importância estratégica desse projeto.

O complexo eólico offshore proposto pela Votu Winds contempla três parques eólicos, sendo cada parque composto por 48 aerogeradores com capacidade de 10 MW cada um desenvolvendo uma capacidade instalada total de 1.440 MW. O objetivo é que a energia gerada pelos aerogeradores seja disponibilizada no Sistema Interligado Nacional atendendo consumidores do próprio Porto Central, bem como, de todo território brasileiro. Parte da geração de energia será utilizada na produção de hidrogênio e amônia verdes, combustíveis com papel primordial na transição para um mundo carbono neutro.

A parceria abrange ainda o desenvolvimento no Porto Central de uma base de apoio para a construção e a manutenção do complexo da Votu Winds, bem como outros parques eólicos na região.

Os estudos de viabilidade e sinergias em condução pelas duas Empresas visam consolidar o Hub de Energia Verde na região sul do Estado do Espírito Santo, contribuindo de maneira decisiva para um futuro mais sustentável.

Foto: Divulgação

Vitória
céu limpo
23.3 ° C
23.3 °
21.9 °
91 %
1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também