O Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Barra de São Francisco, se tornou referência para mais três municípios da região – Água Doce do Norte, Ecoporanga e Vila Pavão – e atende, só em Barra de São Francisco, 155 pacientes portadores de HIV/Aids (94), Hepatite B (42) e Hepatite C (9).
Além disso, a unidade, que atende ao lado da antiga Casa da Mulher, na rua Coronel Djalma Borges, esquina com a Astrogildo Romão dos Anjos, é a única da região Noroeste com consultas semanas com infectologista.
As informações são da coordenadora do SAE/CTA, Márcia Bitencourt (foto acima) e da farmacêutica Fátima Pimenta (foto da capa), que atuam no local.
Nesta quarta-feira, 23, pela manhã, Márcia fez uma longa explanação sobre as dificuldades de comunicação da unidade com as unidades básicas de saúde da Semus, reivindicando maior compromisso dos profissionais de enfermagem com o serviço, que atende a doenças complexas, como as pessoas contaminadas com o HIV (Aids), HPV (Sífilis) e Hepatites, além das gestantes com gravidez de risco.
Ela pediu que os profissionais de enfermagem das UBS façam todos os testes rápidos em gestantes e encaminhem pacientes com suspeita de Hepatites, Aids e Sífilis para o SAE/CTA, que agora tem uma médica infectologista, Emanuelle Assad, atendendo semanalmente na sede da unidade.
A farmacêutica Fátima Pimenta, por sua vez, explicou que hoje, a farmácia especializada que atende ao CTA também foi regionalizada e dispensa medicamentos de uso continuado para todos os pacientes. “Antes, era preciso pedir o medicamento em Colatina, ou Nova Venécia, agora, todos os pacientes de HIV/Aids, Hepatite e outras doenças de tratamento complexo pegam os medicamentos aqui mesmo e os que vêm para consulta e são diagnosticados com alguma dessas patologias já saem daqui levando os remédios”, explica.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.
SAE/CTA de Barra de São Francisco é referência para mais três municípios da região Noroeste