Samarco participa de evento do Mining Hub

O diretor-presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, foi o palestrante convidado do C-Hour, um momento de interação e compartilhamento de aprendizados com mineradoras, startups, fornecedores, participantes do Mining Hub e outros públicos. Em sua palestra, na última quarta-feira (24), Vilela relembrou que a natureza inovadora da Samarco se manifesta desde sua origem, em 1977.

No início de suas operações, a empresa enfrentou desafios como enriquecer o minério, itabirito pobre considerado estéril à época, e escoar sua produção sem ter acesso à ferrovia. Para superá-los, foi necessário acreditar em processos inovadores, como o uso de moagem e flotação para aumentar a concentração de ferro, e em novas soluções, como o bombeamento desse produto por meio de um mineroduto capaz de chegar até Ponta de Ubu, no Espírito Santo, para pelotização.

Cultura de gerenciamento de riscos

Para Vilela, o valor segurança depende, dentre outros fatores, do fortalecimento da cultura de gerenciamento de riscos. “Na Samarco, buscar excelência em gerir riscos está enraizado nos processos com apoio da alta direção. Trata-se de algo extremamente sério e técnico, que requer envolvimento de profissionais capacitados. Isso deveria ser prioridade não apenas para o setor de mineração, mas para todos os tipos de negócio”, reforça.

Importância da colaboração

Durante o evento ele ressaltou a importância de se compartilhar ideias, soluções e aprendizados por meio de redes de parceiros como é feito no Mining Hub. Outro exemplo disso são os resultados obtidos até agora pelo Desafio MinerALL, criado em parceria entre a Samarco e a aceleradora Neo Ventures com o apoio de instituições como a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia INCT MIDAS e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).

Inovar para retomar

Vilela ressaltou que a inovação tem tido importância fundamental para viabilizar a retomada das operações sem a utilização de barragens de rejeitos e chamou atenção para a urgência de uma mudança de mentalidade por parte de todos aqueles envolvidos com a atividade de mineração. “Se não fizermos diferente, precisaremos mudar de setor”, afirmou.

Sobre o Mining Hub

A Samarco faz parte do Mining Hub desde sua concepção. Criado com o propósito de ser um canal direto de inovação aberta, projetos sociais, tendências do setor e relacionamento entre mineradoras, startups e fornecedores, o Mining Hub foi lançado em janeiro de 2019 e está localizado em Belo Horizonte. Acesse o site e conheça mais: www.mininghub.com.br

Sair da versão mobile