Guilherme Fernandes (de camisa azul) representou a Prefeitura de Barra de São Francisco na solenidade
O Santander Brasil inaugurou na manhã desta quarta-feira, 30, em Barra de São Francisco, a sua 26ª agência no Espírito Santo. A loja está localizada na avenida Jones dos Santos Neves, 191, no centro, em frente ao supermercado Marken. Ainda no primeiro semestre, o município de Castelo deve receber também uma agência do Banco.
A cerimônia de inauguração contou com representantes dos órgãos de segurança pública, empresários e representantes da Prefeitura de Barra de São Francisco, já que o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), não pode comparecer.
Enivaldo, no entanto, enviou para representa-lo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Fernandes, que saudou a equipe do banco e destacou que “a vinda do Santander para Barra de São Francisco mostra que o município está no caminho certo, com perspectiva de continuidade do desenvolvimento econômico em curto, médio e longo prazo. Um banco como o Santander não viria para cá se não tivesse essa visão da nossa capacidade.”
O capitão Vitor Prates (foto), comandante da 1ª CIA do 11º BPM, falando em nomes dos agentes segurança pública, destacou o fato de ser filho de bancário – seu pai foi funcionário do Santander por muitos anos – e disse que o banco fez uma ótima escolha, quando optou por abrir sua agência em Barra de São Francisco.
“Barra de São Francisco é um município que está prosperando e vai prosperar muito mais nas próximas décadas e, na questão da segurança, somos hoje um dos municípios mais seguros do Estado, com baixo índice de homicídios e de crimes contra o patrimônio, graças ao trabalho integrado com a Polícia Civil”, destacou.
O superintendente regional do Santander no Espírito Santo, Rodson Rudio, disse ser motivo de muita satisfação e orgulho abrir essa loja em Barra de São Francisco, que ele disse conhecer e que tem aqui gerentes identificados com o município e a região.
Rudio fez uma descrição da atuação do Santander, que tem mais de um século e meio de experiência bancária mundial e nasceu em uma pequena cidade da Espanha.
“Hoje, nos somos um dos maiores bancos de varejo da América do
Sul e o Brasil é o país que apresenta melhores resultados para o banco em nível mundial”, salientou.
“A nova loja do Santander vai contar com uma equipe com conhecimento sobre o mercado e das excelentes oportunidades na região para poder ofertar, de forma personalizada, os melhores produtos e serviços. Acreditamos que poderemos contribuir bastante para impulsionar as diversas cadeias produtivas locais, tornando o ambiente de negócios ainda mais promissor em Barra de São Francisco”, disse Thiago Mendonça, superintendente executivo da Rede Base do Santander Brasil, que disse que o banco espera ‘capturar o DNA do município’ e agradeceu ao prefeito Enivaldo dos Anjos, por todo o apoio disponilizado pela sua gestão durante o tempo de implantação do banco.
Ainda segundo os líderes da instituição a presença do Santander vai reforçar o leque de produtos e serviços do banco para os empreendedores e a população em geral do noroeste capixaba, região na qual Barra de São Francisco possui um papel de destaque devido aos seus recursos minerais, sobretudo de rochas ornamentais.
A cidade tem a maior jazida de granito do Brasil, e essa cadeia de extração, beneficiamento e comercialização se transformou, nas últimas décadas, na mola propulsora da economia local.
Barra de São Francisco detém quase 60% das extrações de blocos de granito do Espírito Santo e, segundo dados de 2019, o Estado é responsável por mais de 80% das exportações de rochas ornamentais do País. Além disso, o Brasil se encontra como quarto maior produtor do mundo nesse segmento, com destaque em mármore e granito.
Apesar do protagonismo dos recursos minerais, o agronegócio, que no passado puxava a economia local, mantém posição importante na conjuntura de Barra de São Francisco. A cafeicultura e a pecuária, sobretudo a produção de leite e o corte, são os carros-chefes. O município é uma das 61 cidades das 78 do Estado onde a lavoura de café aparece como a principal produção no segmento agro. Todos esses elementos ajudam a impulsionar também o setor de comércio e serviços.
Agronegócio
Uma das vocações de Barra de São Francisco, o agronegócio tem uma atenção especial do Santander, até para atender uma demanda natural do Espírito Santo. O setor é responsável por cerca de 30% do PIB estadual e absorve nesse patamar a população economicamente ativa no Estado. Uma Regional Agro foi criada pelo banco especificamente para observar esse cenário e reforçar a atuação junto aos produtores capixabas.
“O agronegócio tem uma diversidade de atividades muito grande no Espírito Santo. O Santander atua em todas as frentes de trabalho dessa cadeia produtiva, tanto na parte de investimento, quanto de custeio e comercialização. Temos linhas de recursos próprios e somos agente repassador de linhas oficiais, como Funcafé e do BNDES, para atender todas as demandas dos produtores. A gente ainda tem algumas linhas específicas que desenvolvemos para o agronegócio, a exemplo do CDC Solar, no qual o produtor pode melhorar seu custo de produção, modificando a matriz energética”, destaca Rodson Rudio, superintendente regional do Santander no Espírito Santo.
Atendimento
A agência do Santander em Barra de São Francisco adotará todos os protocolos sanitários necessários para preservar a saúde de seus clientes e funcionários. Das 9h às 10h, atenderá de forma exclusiva idosos, gestantes, beneficiários do INSS e portadores de deficiência e, das 10h às 14h, os demais públicos. Também haverá o escalonamento de acesso de clientes, conforme o tamanho da unidade. Isso para garantir uma distância mínima de um metro entre todos. Além disso, será obrigatório o uso de máscara e álcool gel nas dependências da agência.
História
O Santander foi fundado em 1857, na província do mesmo nome, hoje Cantábria, na Espanha.
O Santander foi fundado em 1857 na província da Cantábria, na Espanha. A instituição atua com foco no banco comercial, que representa a maior parte de suas receitas, e está em presente em dez mercados principais, na Europa e nas Américas.
Atualmente, é o principal conglomerado financeiro na América Latina, onde tem posições de destaque no Brasil, México, Argentina e Chile.
No Brasil o banco iniciou as atividades em 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do país por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais.
A atuação do Santander Brasil se divide em duas grandes estruturas: o banco comercial, que reúne todas as atividades do varejo, como atendimento a pessoa física e pequenas e médias empresas, e o atacado, voltado às grandes empresas e operações no mercado de capitais.
O modelo adotado no Brasil e nos demais países é o de subsidiária autônoma em capital e liquidez, em linha com as características de funcionamento e de regulação em cada mercado, de forma a segregar o risco entre as diferentes unidades.
A operação do Brasil inspira sua atuação no propósito global “Contribuir para que as pessoas e os negócios prosperem”, de forma simples, pessoal e justa. Isso orienta a cultura, o processo de decisão e os comportamentos do Santander no Brasil e de suas empresas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.
Santander é inaugurado em Barra de São Francisco e promete trazer mais competitividade ao setor bancário