A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está alertando os pais de alunos para a urgência da comunicação de renovação da matrícula dos filhos. De acordo com a secretária Delma Ker, a renovação (rematrícula), que teve início no dia 24 de outubro está com índice muito baixo e, além dos pais correrem o risco de não encontrar vagas para os filhos, a situação também prejudica todo o planejamento da SEMED para o próximo ano.
“Nós temos que contratar novas linhas de ônibus, se houver necessidade, temos que observar as necessidades especiais dos estudantes e, para isso, é necessário termos o cartão de vacinação atualizado, laudo médicos em caso de estudantes que precisem de atendimento diferenciados enfim, temos que planejar o próximo ano letivo nestes dois meses de 2022”, observa ela.
Ainda segundo a secretária, uma das maiores preocupações é com as matrículas nas escolas de tempo integral.
“A renovação de matrículas nas escolas municipais de ensino em tempo integral (EMEFTI) Ozéias Rezende, na sede do município e Elizabeth Trzoseki, em Paulista devem ser feitas o mais rápido possível porque, as matrículas novas estão sendo abertas e, se os pais não manifestarem a vontade de ter os filhos na escola de tempo integral, eles podem perder a vaga”, explica.
A maior preocupação é com a Elizabeth Trzoseki, em Paulista, que entrará no primeiro ano como escola de tempo integral e deve absorver estudantes do interior do distrito, demandando abertura de novas linhas de transporte escolar entre outras situações.
As matrículas novas nestas escolas começaram na última segunda-feira, 7, juntamente com todas as demais escolas e creches (CMEIs).
De acordo com as portarias publicadas pela SEMED, o período de renovação de matrículas escolares nas escolas que não são de tempo integral (exceto as CMEIs) começaram no dia 7 e vão até o dia 24 deste mês.
Já a efetivação de novas matrículas começa no dia 1º de dezembro e vai até o 16 do mesmo mês.
Segundo a portaria, a meta para atender o Plano Municipal de Educação (PME) é atingir pelo menos 15% dos estudantes da educação básica com educação em tempo integral até o final da vigência do plano. (Da Redação)
Confira as portarias
Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.
SEMED alerta pais para urgência da renovação de matrículas na rede municipal de ensino