22.1 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Vídeo: moradores reclamam de obras da Lagoa de Marataízes que vai ganhar parque

Segundo publicação de A Gazeta desta segunda-feira (14), o local deve ganhar, em 2024, ciclovia, pista de caminhada e paisagismo; o problema, segundo os moradores, são as baratas, mosquitos e capivaras que estão migrando para as casas. A reportagem ainda entrevistou moradores e o secretário de Obras, Paulo Veiga.

Uma grande lagoa na região central de Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo, ficou abandonada por anos, mas desde o início deste ano está passando por obras. O local deve ganhar, em 2024, ciclovia, pista de caminhada (calçadão) e paisagismo. O problema, segundo os moradores do entorno, são os impactos ao meio ambiente. Baratas, mosquitos e capivaras estão migrando para as casas (veja vídeo abaixo).

Toda a área de mais de 25 mil metros quadrados vai se tornar um grande parque. Mas com as obras alguns problemas têm tirado o sono da população. “Capivaras teve muita, mas na nossa casa, não chegaram. Eles pegarem, recolheram, mas apareceram rato, gambá, barata. A coisa tá insuportável. Mosquito tá demais. Minha filha teve dengue duas vezes”, disse a confeiteira Carla Betini.

A obra de revitalização começou em janeiro e está orçada em mais de R$ 55 milhões. Segundo o secretário Municipal de Obras, Paulo Veiga, conta sobre o andamento do projeto. “Cerca de 80% de nosso entroncamento já se encontra concluso. Concomitante a isso, temos também parte da dragagem de fundo já executado. O prazo de entrega previsto para essa obra se dará em torno do mês de outubro de 2024”, explicou.

Para o encarregado Evandro Guerra, o que tem incomodado é o entulho e a poeira. “A gente tá sofrendo um pouco com a poeira, com a sujeira, com o acúmulo de materiais que atraem barata, ratos e aquelas coisas todas”, disse o morador.

Segundo a Secretaria de Meio ambiente de Marataízes, medidas estão sendo tomadas principalmente em relação aos animais. “Esses animais são recolhidos e encaminhados para uma área licenciada, que faz todo o trabalho de adequação desses animais, reabilitação”, explicou o secretário Antônio Carlos Santana.

Além dos animais, segundo os moradores, tem ainda o problema do esgoto que vai se acumulando ao longo dos meses. Sobre a ligação de esgoto, a prefeitura de Marataízes disse que no fim da obra vai entregar a rede coletora com os pontos de ligação disponíveis para as residências. Informou que cada proprietário será responsável por fazer a ligação do esgoto da sua casa à rede coletora.

“Todo o esgoto do entorno da lagoa será captado e destinado para as elevatórias como você pode ver ali, um ponto de elevatório já está sendo finalizado. Temos três elevatórias no entorno e mais oito pontos elevatórias compactas nas ruas de acesso à lagoa para exatamente captar o esgoto e ser destinado ao local correto”, explicou o secretário de Obras de Marataízes, Paulo Veiga.

Veja vídeo:

 

Vitória
nuvens dispersas
22.1 ° C
22.1 °
20.9 °
97 %
1kmh
40 %
sáb
26 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também