23.8 C
Vitória
sexta-feira, abril 26, 2024
sexta-feira, 26 abril 2024

Operação Verão tem início com inauguração de DPM em Guarapari

20161226_103615

A Operação Verão 2016/2017 teve início, na manhã desta segunda-feira (26), durante a inauguração do Destacamento Policial Militar (DPM) de Village do Sol, Guarapari. O evento aconteceu na sede da nova unidade, que fica as margens da Rodovia do Sol, logo depois do Posto do Pedágio. A princípio, o destacamento funcionará como uma base de apoio para as viaturas que atendem a região.

Marcaram presença na inauguração o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento; o comandante do CPOM, coronel Laércio de Oliveira; o comandante do 10º Batalhão, tenente coronel Ronaldo Mutz; o chefe de Polícia Civil, delegado Guilherme Daré; a diretora de Saneamento e Infraestrutura Viária da ARSP, Kátia Muniz Côco; dentre outras autoridades policiais e representantes das comunidades atendidas pela Polícia Militar.

 

O DPM da região de Village do Sol foi idealizado e planejado pelo Comando do 10º Batalhão para atender às regiões mais distantes da 3ª Companhia e da própria Unidade. “A região norte do município possui suas peculiaridades e demandas com relação à segurança pública. Por isso, a inauguração desse Destacamento é de grande importância para atender à comunidade, fazendo a Polícia Militar ainda mais presente no extremo norte de Guarapari”, destacou o tenente coronel Ronaldo Mutz.

 

Operação Verão

 

As atividades da Operação Verão seguirão até o dia 05 de março de 2017, compreendendo datas como Ano Novo, os desfiles das Escolas de Samba em Vitória e o Carnaval.

 

A Grande Vitória contará com o reforço de 830 policiais militares, entre policiamento ostensivo e o apoio das Unidades Especializadas como Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), Batalhão de Missões Especiais (BME) e Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran). O balneário de Guarapari receberá aproximadamente 150 policiais que farão o policiamento diário, além do patrulhamento ostensivo já realizado pelo 10º Batalhão.

 

As ações de abordagens aos ônibus na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) continuarão com reforço no período das datas festivas e também no verão. A proposta é dar mais tranquilidade para os usuários do transporte coletivo.

 

Os Comandos de Polícia Ostensiva das Regiões Norte e Sul, (CPON) e (CPOS), também contarão com reforço. Para o verão, o litoral Norte terá 973 militares que serão distribuídos pelos balneários. Na região litorânea Sul, as unidades do 9ª e 10ª Companhia Independente terão o apoio de aproximadamente 170 militares, além do policiamento ostensivo já realizado nas regiões.

 

A Operação Verão contará com policiamento realizado por escalas extras e militares também de prontidão nas áreas administrativas. É importante lembrar que os balneários receberão atenção especial, mas as áreas do entorno continuarão a receber patrulhamento e ações táticas, como operações e ações de abordagem. O policiamento será realizado, com militares a pé, em bicicletas, motos, viaturas e cavalo, além das ações táticas.

 

Polícia Civil

 

A Polícia Civil também preparou um esquema especial para atender a população durante a temporada. São ações de segurança pública e de medidas imediatas que irão garantir atendimento à sociedade, dentro das atribuições de Polícia Judiciária, que compreenderão toda a faixa litorânea do Estado, que vai da divisa do Rio de Janeiro até o limite da Bahia.
Ao todo, sete superintendências da Polícia Civil estão envolvidas com o esquema e disponibilizaram todos os seus respectivos efetivos para o atendimento dessa demanda. Entre as ações estão o reforço nos Plantões das Delegacias Regionais, que atuarão 24 horas contando com os efetivos ordinários e com o reforço de policiais em regime de escala de serviço extra.
No município de Serra será implantado um posto de atendimento ao cidadão na sede do 29º Distrito Policial de Jacaraípe, durante o Réveillon e Carnaval. O Posto Avançado de Praia Grande, em Fundão, vai contar com reforço no expediente. Já durante os desfiles das escolas de samba de Vitória, o 2º Distrito Policial de Santo Antônio permanecerá de plantão nos dias do evento, com reforço no efetivo.
Na região Sul do Estado, sob a responsabilidade da Superintendência de Polícia Regional Sul (SPRS), a Delegacia de Piúma funcionará, 24 horas com reforço, durante o período de Carnaval, além do reforço policial na Regional de Itapemirim.
Já no Norte, a Delegacia de Conceição da Barra, que faz parte da Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN), funcionará com reforço de policiais durante os períodos de Carnaval e de Reveillon. Também serão reforçados os plantões das Regionais de Aracruz, Linhares e São Mateus.

 

Na Operação Verão 2017 estão previstas ações policiais para coibir delitos contra o consumidor, prevenir os crimes de fraudes, roubos, furtos e fiscalização de shows e eventos. Essas ações serão realizadas pelas unidades da Superintendência de Polícia

 

Regional Especializada (SPE) tais como:

Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP)
Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa)
Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV)
Delegacia Especializada Tóxico e Entorpecente (Deten)
Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor (Decon)
Delegacia de Costumes e Diversões (Decodi)
Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle)
Grupo de Operações Tácticas (GOT) integrante da Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais (Saeo).

 

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo contará com o efetivo de 721 profissionais, entre civis e bombeiros militares, na Operação Verão 2016/17, distribuídos da seguinte forma:

· 48 bombeiros militares instrutores especializados em salvamento aquático, atuando na supervisão dos guarda-vidas civis (GVC);
· 1º Batalhão Bombeiro Militar, 166 GVC – Vitória e Vila Velha;
· 2º Batalhão Bombeiro Militar, 23 GVC – Linhares;
· 3º Batalhão Bombeiro Militar, 139 GVC – Marataízes, Itapemirim, Anchieta, Itaoca e Itaipava;
· 5º Batalhão Bombeiro Militar, 89 GVC – Guarapari;
· 6º Batalhão Bombeiro Militar, 90 GVC – Serra;
· 1ª Companhia Independente, 91 GVC – São Mateus e Conceição da Barra;
· 2ª Companhia Independente, 75 GVC – Aracruz e Fundão.

Vitória
nublado
23.8 ° C
24.9 °
23.8 °
94 %
3.1kmh
100 %
sáb
27 °
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também