23.8 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

150 anos de imigração italiana: celebração emocionante no Espírito Santo

No sábado, 17 de fevereiro, o Espírito Santo celebrou a influência italiana em solo capixaba. Na Praça do Papa, em Vitória, centenas de descendentes de italianos se reuniram para marcar a chegada dos 388 imigrantes italianos à capital capixaba, exatamente nesta data, em 1874, durante a Expedição Tabacchi.

Vestidos com trajes típicos, os descendentes transformaram as ruas de Vitória em um espetáculo de cultura e tradição, demonstrando que o legado italiano continua vivo ao longo dos séculos. A atmosfera festiva ganhou vida com músicas e conversas no idioma ancestral, recriando o espírito da jornada dos antepassados dentro de uma embarcação desde a Praça do Papa até o Porto de Vitória.

O embarque simbólico, com a marcação manual do bilhete antes de adentrar o “navio”, transportou os participantes de volta ao século XIX, revivendo memórias e pensamentos daquela época. Após a chegada ao Centro de Vitória, os descendentes foram recebidos pelo governador Renato Casagrande nas escadarias do Palácio Anchieta, antes de se dirigirem à Catedral de Vitória para uma comovente missa de agradecimento.

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) foi um dos organizadores da festividade, em parceria com a Comunità Italiana e apoio de diversos parceiros. O evento contou com a participação de aproximadamente três mil pessoas e delegações de 25 diferentes municípios capixabas. A programação incluiu atividades culturais, músicas, danças, religiosidade e comidas típicas.

Angela Maria Guarnieri, representante de Nova Venécia, município localizado na microrregião Noroeste, não escondeu a emoção: “Representamos várias cidades da Itália. Viemos pra cá em dois ônibus. Essa festa pelos 150 anos dos imigrantes mexe muito com a gente, com nossas raízes. Afinal, nossos bisavós vieram todos da Itália. Essa celebração é uma forma de manter a cultura viva.”

A presença das princesas Yasmin Contarato, 20 anos, e Muriel Cesconetto, 16 anos, junto com a rainha Beatriz Bis, 20 anos, acrescentou uma dimensão especial ao evento, realçando a importância histórica e cultural do encontro.

Vestido com traje de gala, Celso Luiz Caus conectava-se ao passado. “Esse traje representa meus nonos que vieram da Itália. Esse cachimbo é de lá. Hoje é dia de reviver o passado para entender o presente e pensar no futuro. Minha família é da região do Vêneto e de Friuli e desembarcou aqui em Vitória há um século e meio. Hoje é um dia especial e mexe muito com o sentimento de todos nós.”

Para informações à imprensa, os contatos são:
Assessoria de Comunicação da Setur
Leonardo Sales
(27) 3636-8009
[email protected]

Assessoria de Comunicação do APEES
Jória Motta Scolforo
(27) 3636-6117 / 99633-3558
[email protected]

Fonte: Governo ES

Vitória
nuvens quebradas
23.8 ° C
23.9 °
23.8 °
92 %
2.1kmh
75 %
sáb
27 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
29 °
qua
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também